PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: HAQUEL MYRIAM DE LIMA COSTA PALHARI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HAQUEL MYRIAM DE LIMA COSTA PALHARI
DATA: 24/10/2017
LOCAL: PPGE
TÍTULO: Escola como ―laboratório‖ para a produção de livros didáticos: a atuação de Piedade Paiva no Cenário Educativo Paraibano (1967-1990)
PALAVRAS-CHAVES: Narrativas (Auto) Biográficas. Piedade Paiva. Práticas Educativas. Livros Didáticos. Externato João XXIII.
ÁREA: Educação
RESUMO: A tese intitulada A Escola como “laboratorio” para a producao de livros didaticos: a atuacao de Piedade Paiva no cenario educativo paraibano (1967-1990) tem como argumento que as praticas educativas desenvolvidas no Externato Joao XXIII e metier profissional constituiram a base para seu exercicio como escritora, inclusive de livros didaticos. Essa educadora se destacou em pleno seculo XX, por utilizar praticas educativas que contribuiram para tessitura de livros, otimizando assim a cultura regional no municipio de Guarabira, da Paraiba e do Brasil, bem como beneficiando a historia da educacao. O recorte historico compreende os primordios e o momento ―final‖ do antigo Externato Joao XXIII, instituicao a qual fundou, dirigiu e lecionou durante decadas. A triade que permeou a vida da educadora - familia, religiao e educacao - sao elementos fortes que balizaram a sua vida. Investiga-se que saberes e praticas Piedade Paiva fez circular em sua atuacao/producao na cidade onde lecionou. Revisitar a memoria dos 16 informantes foi relevante, uma vez que Piedade Paiva nao se encontra mais entre nos; as entrevistas desvelaram como essa educadora pode colaborar na construcao de saberes e aprendizagens atraves de suas praticas, impressas em seus livros didaticos. Este estudo encontra-se inscrito na abordagem teorico-metodologica da Nova Historia Cultural, com a metodologia da pesquisa (auto) biografica utilizando as entrevistas semi-estruturadas, associadas a outras fontes documentais como revistas, jornais, livros didaticos, certificados, portarias, diplomas, decretos, cartas, fotografias, manuscritos, etc. que fazem alusao a formacao educacional e as praticas educativas de Piedade Paiva, bem como iconografias e relatos de seus ex-discentes e docentes, alguns desses recursos retirados das redes sociais como Orkut e Facebook. O cruzamento das fontes permitiu ressignificar historicamente a atuacao e contribuicao da educadora Piedade Paiva no debate educacional na Paraiba. A educadora em tela ansiava pelo espaco publico, sobretudo por acreditar que era vocacionada para seguir o magisterio e assim poderia exercer suas praticas educativas, contudo nao tinha intencao feminista. Essa educadora nao se ocultou e se inscreveu na sociedade, participou de assuntos publicos, ascendeu financeiramente em decorrencia de sua atuacao profissional e escrita de livros didaticos e outros generos literarios, esta ultima atividade, no dizer da propria educadora escritora teve como laboratorio o Externato Joao XXIII.
Externo à Instituição - ANTÔNIO ROBERTO SEIXAS DA CRUZ
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO