PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: BRUNO OLIVEIRA DE BOTELHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNO OLIVEIRA DE BOTELHO
DATA: 30/03/2017
HORA: 15:00
LOCAL: PPGE
TÍTULO: EXTENSÃO POPULAR: debatendo autonomia e participação em hortas urbanas no PINAB/UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Extensão Popular, Agricultura Urbana, Autonomia e Participação Popular
PÁGINAS: 173
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente estudo nasceu de reflexoes e questionamentos acumulados no transcorrer de oito anos de vivencias em trabalhos de Extensao na perspectiva da Educacao Popular, em especial do Programa Praticas Integrais de Promocao da Saude e Nutricao na Atencao Basica (PINAB) e suas frentes de trabalho na Seguranca Alimentar e Nutricional e Combate a Fome e a Pobreza atraves de Hortas Urbanas e Comunitarias. De 2013 a 2015, o PINAB desenvolveu a Horta Popular Boa Esperanca e de 2016 ate os dias de hoje, a Horta no Vila. Buscava-se com essas iniciativas uma valorizacao da relacao direta com a natureza, potente para a saude e o bem-estar comunitario, que traz um contraponto a depredacao ambiental e a impessoalidade de cada sujeito nesse processo, buscando refletir sobre a sustentabilidade e novas formas de pensar nosso contexto politico e economico. A Extensao Popular na universidade tem um desafio: ela acompanha, apoia e inspira acoes de transformacao social. Nela, o processo educativo se da na acao de mudar padroes de conduta, modos de vida, atitudes e reacoes sociais. Ao questionarmos os alcances dessa transformacao social como parte de um aparelho que reproduz a hegemonia atual, bem como em quais aspectos a Extensao Popular poderia exercer seu papel contra-hegemonico, pudemos chegar em duas categorias. O objetivo central deste estudo e analisar a Extensao Popular e sua relacao com as categorias Autonomia e Participacao Popular atraves das experiencias de hortas urbanas do programa PINAB e a partir da visao dos sujeitos nelas envolvidas. Para a realizacao deste estudo qualitativo e exploratorio, optamos por corroborar com o metodo dialetico atraves da analise de conteudo de entrevistas semi-estruturadas, documentos e referencias bibliograficas e da propria observacao participante. No envolvimento com a Agricultura Urbana pela luz da Educacao Popular, estudantes, usuarios e profissionais de saude, ao se envolverem uns com os outros, puderam perceber o despertar de resultados da producao coletiva de conhecimento cotidiano. Compreendemos com o estudo que a Participacao Popular promove aprendizados e impulsionam acoes capazes de convergir elementos fundantes presentes na categoria Autonomia: ser livre para engajar na busca de ser mais; estar em consonancia com as leis, compreendendo seus direitos e usufruindo do papel do Estado; e com a indignacao de que se a liberdade e um valor inegavel a condicao de ser, e impensavel que uns possam ser mais e outros nao. Essa compreensao arraigada na pratica traduz um resultado importante: a Extensao Universitaria, mesmo aquela pautada na Educacao Popular, dificilmente ira compor acoes emancipadoras, a Autonomia plena nao vira como uma dadiva messianica entregue nos seios dos sujeitos subalternizados e marginalizados. Entretanto, a Extensao Popular vem consistentemente demonstrando que e capaz de realizar um exercicio cotidiano de novas relacoes e, essas sim, serao capazes de apontar caminhos para uma Autonomia que so sera plena caso seja participativa.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Interno - 335827 - MARIA DO SOCORRO XAVIER BATISTA
Externo ao Programa - 337981 - PATRICIA BARRETO CAVALCANTI