PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ANDREA BEZERRA FALCAO

DISCENTE: ANDREA BEZERRA FALCAO
DATA: 29/05/2017
LOCAL: PPGE
TÍTULO: A ESCOLA E A VALORIZAÇÃO DA CULTURA LOCAL E O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE INDÍGENA POTIGUARA: olhares dos educandos indígenas da Educação de Jovens e Adultos do Município de Baía da Traição – PB
PALAVRAS-CHAVES: Educação Indígena. Direitos Humanos. Educação de Jovens e Adultos. Cultura. Identidade.
ÁREA: Educação
RESUMO: A caminhada de luta pela defesa dos direitos dos povos indigenas, em especial o direito a Educacao, recebe reforcos legais a partir da inspiracao em instrumentos universais como a Declaracao Universal dos Direitos Humanos (1948) e a Declaracao das Nacoes Unidas sobre os Direitos dos Povos Indigenas (2006). No Brasil, essa luta se faz tambem a partir da criacao do Servico de Protecao aos Indios no ano de 1910 e mais tarde com a criacao da FUNAI em 1967. No campo da Educacao Indigena, desde 1996 com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), em 1997 com os Parametros Curriculares Nacionais (PCN’s), e, em 1999 com o Estatuto da Escola Indigena, vem se expressando a importancia de uma educacao voltada tambem para os direitos educacionais dos povos indigenas. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar, a partir dos olhares dos educandos indigenas, da modalidade EJA, como a escola no seu cotidiano, promove a valorizacao da sua cultura e afirmacao da sua identidade. Este estudo busca tambem entender, a luz dos dispositivos legais que regulamentam essa especificidade, e a partir da trajetoria de Instituicoes responsaveis pela protecao aos direitos dos indigenas, como se da o processo de construcao de uma educacao voltada a atender as particularidades desse povo de forma a garantir a preservacao de sua cultura. Para fazermos uma relacao entre o que esta proposto nos dispositivos legais e a realidade encontrada nas escolas, optamos por realizar uma pesquisa de campo, do tipo estudo de caso em duas escolas do municipio de Baia da Traicao. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Azevedo e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Medio Matias Freire foram as escolas escolhidas para esta etapa. Realizamos entrevistas com os educandos indigenas, respeitando as etapas e processos propostos por Bardin (2011) na analise de conteudo, e buscamos entender os dados coletados e apresentar os resultados. Atraves, dentre outros aspectos, das nossas inferencias ao interpretar essas entrevistas, constatamos que os educandos da EJA indigena que vivenciam o cotidiano das escolas, percebem os elementos de sua cultura em suas atividades e, que, por conseguinte, as escolas possuem meios para garantir o fortalecimento da identidade indigena e o fortalecimento da mesma.
Presidente - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 335827 - MARIA DO SOCORRO XAVIER BATISTA