PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: MARIA DO CARMO DE MOURA SILVA SOARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO CARMO DE MOURA SILVA SOARES
DATA: 20/12/2017
LOCAL: PPGE
TÍTULO: O processo de nucleação escolar no campo: implicações na educação infantil das crianças do campo no município de limoeiro – PE
PALAVRAS-CHAVES: Nucleação escolar. Educação Infantil do Campo. Políticas educacionais.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Em um cenario de globalizacao hegemonica do capitalismo neoliberal, as politicas de ajustes estruturais e de estabilizacao macroeconomicas empreendidas nos Estados nacionais perifericos e semiperifericos provocam turbulencias nos quadros legais e nos arranjos institucionais, causando a erosao do contrato social e o grave recuo da cidadania social. Isso se reflete nas injusticas sociais sofridas por aqueles que vivem e/ou trabalham no campo brasileiro que sofrem a expropriacao da terra, dos meios de producao da vida, dos territorios e espacos de reproducao de suas identidades culturais coletivas. Como enfatiza Santos (2005, 2008, 2016), em um contexto social fundado nos principios economicistas, ha uma ambiencia propicia para a configuracao do fascismo social que se reflete no agravamento da exclusao social e no aprofundamento das desigualdades sociais. A politica social contemporanea, decorrente das reformas neoliberais, pauta-se no modelo de gestao publica gerencial, cujo foco principal e a eficacia, atuando com suas estrategias, instrumentos e mecanismos de controle, visando a qualidade/desempenho. Nesse contexto, pode-se identificar a formacao e a consolidacao de algumas formas de sociabilidades construidas com base no individualismo e na competitividade do capitalismo neoliberal hegemonico que se manifestam na implementacao das politicas, nos processos societarios e nas relacoes sociais que sao construidas no contexto local, no cotidiano das comunidades e das escolas. A presente pesquisa tem como objetivo investigar os processos societarios e os modos de sociabilidade presentes na implementacao da politica de nucleacao escolar no campo adotada no municipio de Limoeiro – PE e suas implicacoes na Educacao Infantil. A investigacao consiste em uma pesquisa de campo do tipo exploratoria, com uma abordagem qualitativa. Como recurso metodologico, foi utilizada a entrevista em profundidade que, segundo Duarte (2006), possibilita ao investigador a busca e o recolhimento de respostas a partir das experiencias subjetivas de uma fonte selecionada. Como resultado, confirmou-se a tese de que a politica de nucleacao escolar no campo, adotada pelo municipio de Limoeiro – PE, foi implementada no ambito das sociabilidades da inseguranca, da responsabilizacao, do monoculturalismo e do conformismo, em articulacao com determinados processos sociais, os quais. promoveram as condicoes de possibilidade para a viabilizacao da referida politica. Trata-se de um cenario de gestao publica gerencial no qual essas sociabilidades fascistas se disseminam atraves das relacoes sociais, politicas e culturais que sao construidas, condicionando e limitando a esfera de acao dos subordinados no contexto local. A nucleacao escolar no campo constitui-se em obstaculo para que o projeto de Educacao Infantil do Campo alcance as escolas no contexto rural, mediante os processos e sociabilidades identificados. Assim, em uma perspectiva contra-hegemonica, identifica-se a necessidade de construcao de redes geradoras de um novo cosmopolitismo subalterno e insurgente, que favorecam a formacao de sociedades civis fortes e criativas em prol do desenvolvimento das resistencias e da memoria dos povos do campo, no sentido de combater a dominacao sociocultural e de propiciar a formacao de outras sociabilidades em que as criancas do campo sejam respeitadas como sujeitos de cultura e de direitos.
Externo ao Programa - 2241737 - ANA LUISA NOGUEIRA DE AMORIM
Externo à Instituição - ANDRE GUSTAVO FERREIRA DA SILVA