PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (PPGCB)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: FABRÍCIO FERREIRA JERÔNIMO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABRÍCIO FERREIRA JERÔNIMO
DATA: 27/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente Virtual, Link: https://meet.google.com/sjn-pqvu-wuu
TÍTULO: REDES DE INTERAÇÕES MUTUALISTAS ENTRE PLANTAS E AVES FRUGÍVORAS EM FRAGMENTOS FLORESTAIS DO LITORAL NORTE PARAIBANO: SUBSÍDIOS PARA UMA ABORDAGEM META–COMUNITÁRIA DE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DA BIODIVERSIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Antropoceno, biodiversidade funcional, corredores ecológicos, modelos Lotka-Volterra generalizados, teoria neutra da biodiversidade.
PÁGINAS: 100
RESUMO: Redes mutualistas apresentam padrões organizacionais globais, como aninhamento e modularidade, que descrevem a conectividade e o grau de compartimentalização de assembleias multiespecíficas. Além de descrever a arquitetura das assembleias, a análise estrutural de redes permite inferir a potencial influência de cada espécie sobre a dinâmica comunitária. Um terceiro nível de análise de redes é o meta-comunitário, que considera múltiplas redes ecológicas locais interconectadas pelo fluxo de espécies. As interações entre aves frugívoras e plantas são essenciais para a manutenção e funcionamento dos ecossistemas terrestres. A abordagem de redes pode subsidiar estratégias de reintrodução de espécies em redes de frugivoria de fragmentos defaunados da Floresta Atlântica, prevendo seus efeitos ecológicos e evolutivos na comunidade. O objetivo desta pesquisa é subsidiar abordagens de redes para conservação e restauração funcional da biodiversidade. O estudo está focado em três remanescentes da Floresta Atlântica no litoral norte paraibano, localizados dentro da Reserva Biológica Guaribas (Sema 2 e 3) e Área de Proteção Ambiental da Barra do rio Mamanguape, com observações focais das aves visitantes a plantas zoocóricas. As redes serão analisadas quanto ao seu grau de aninhamento e modularidade, bem como quanto aos papéis topológicos das espécies. A estrutura da rede meta-comunitária será analisada com base no compartilhamento de interações entre fragmentos. Posteriormente, modelos de redes adaptativas que incorporam a dinâmica de abundâncias e a reconfiguração (rewiring) de interações serão generalizados para a meta-rede, possibilitando simulações dos efeitos da reintrodução de grandes frugívoros localmente extintos sobre a riqueza, composição, interações e diversidade funcional das assembleias de frugívoros, subsidiando assim estratégias de conservação que visem a resiliência, funcionalidade da biodiversidade em escala local e regional. Até o momento, foi registrado um total de 17 espécies de plantas nas quais os frutos/sementes foram consumidos por 24 espécies de aves frugívoras. As plantas registradas pertencem a 16 famílias botânicas. As observações focais em campo totalizam, até o momento, 148 registros de frugivoria. A Rede observada e analisada até o momento apresentou um grau intermediário NODF de aninhamento (NODF = 34.1, p<0.01, n=100), mas a modularidade não foi significativa(M=0.49, p=0.29, n=100). Os resultados sugerem a existência de um núcleo de espécies mais central nessa rede de frugivoria, padrão que poderá ser detalhado pelas análises de papéis topológicos que serão realizadas na próxima etapa do trabalho. As coletas de dados continuarão em andamento.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALINE LOURENÇO VIEIRA DA SILVA
Interno - 2051727 - ANA CAROLINA FIGUEIREDO LACERDA
Presidente - 2359485 - RAFAEL LUIS GALDINI RAIMUNDO