PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: SUELY ALMEIDA BARBOSA DA ROCHA

DISCENTE: SUELY ALMEIDA BARBOSA DA ROCHA
DATA: 27/02/2018
LOCAL: LLP - PPGOA
TÍTULO: UMA VIAGEM PELA NAVE RECIFE: O Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, à luz dos princípios da Educação Interdimensional
PALAVRAS-CHAVES: Educação Interdimensional. Educação Profissional. Ensino Médio.
ÁREA: Educação
RESUMO: Pesquisa, desenvolvida com o objetivo de investigar se Tecnica Estadual da cidade do Recife, utilizou nas experiencias desenvolvidas os principios da Educacao Interdimensional. Foi tomada como recorte para o estudo o antigo Centro de Educacao Experimental Cicero Dias, atualmente, escola tecnica estadual Cicero Dias, conhecida nacional e internacionalmente como Nucleo Avancado de Educacao-Recife (NAVE Recife). Para a pesquisa, foi considerada a proposta educacional subjacente a sua criacao estrutural e de funcionamento, organizada em tres mini-nucleos: Nucleo de Ensino, Nucleo de Pesquisa e Nucleo de Disseminacao, cujas bases se aportam nos principios da Educacao Interdimensional. O estudo se utiliza da abordagem qualitativa, tomando como tecnicas de para coleta de dados, enfoques na pesquisa documental. A analise dos dados permitiu trazer a tona a contribuicao do modelo inovador utilizado pela escola para a construcao da politica publica de Educacao Profissional Tecnica de Nivel Medio integrada para o Ensino Medio em Pernambuco. Os documentos analisados, depoimentos recolhidos de educadores, educandos e formadores, evidenciam concepcoes filosoficas, sociologicas e pedagogicas inerentes a proposta de funcionamento dessa instituicao educativa.
Presidente - 1736271 - ELADIO JOSE DE GOES BRENNAND
Interno - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA