PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de DEFESA: CAMILA TAVARES BRASILEIRO

DISCENTE: CAMILA TAVARES BRASILEIRO
DATA: 02/02/2018
LOCAL: SALA MULTIMÍDIA DE ARQUITETURA E URBANISMO
TÍTULO: OTIMIZAÇÃO DA ATIVAÇÃO COM CARBONATO DE LÍTIO (Li2CO3) ATRAVÉS DE DIFERENTES MÉTODOS NA REOLOGIA DA VERDE LODO PURIFICADA PARA FLUIDOS DE PERFURAÇÃO BASE ÁGUA E BASE ÓLEO
PALAVRAS-CHAVES: bentonita, fluidos de perfuração, carbonato de lítio, reologia
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Cerâmicos
RESUMO: As argilas bentoniticas provenientes do municipio de Boa Vista – PB possuem um elevado percentual de contaminantes ou fracoes grosseiras, proporcionando resultados reologicos insatisfatorios para aplicacao em fluidos de perfuracao de pocos de petroleo. Um processo de purificacao se faz necessario a fim de melhorar o comportamento reologico dessas dispersoes e adequa-las as normas exigidas pela Petrobras EP-1EP-00011-A, 2011 e API 13A, 1993. As propriedades dos fluidos de perfuracao, bem como o custo do mesmo sao de extrema importancia para o sucesso da conclusao de um poco de petroleo. De maneira especifica, os cations exercem uma influencia direta no comportamento reologico desses fluidos. O Li+ encontra-se em primeiro lugar no plano de seletividade destes cations. Ja foi estudado que o Li2CO3, embora tenha o custo bastante elevado, apresenta resultados reologicos extremamente satisfatorios para a aplicacao aqui desejada. Entretanto, um estudo mais aprofundado sobre a melhoria que este carbonato causa em todas as propriedades reologicas se faz necessario. Pretende-se com esta pesquisa estudar a otimizacao da ativacao de uma argila bentonita da Paraiba (Verde Lodo) purificada, atraves de diferentes metodos, bem como avaliar a influencia do teor de litio nas propriedades reologicas de fluidos aquosos e nao aquosos Para este fim, alem do metodo tradicional (Padua) de aditivacao, este trabalho, de maneira inedita, analisa outros tres metodos (a quente, a frio e envelhecido a 40ºC), com o intuito de reduzir o tempo de cura, otimizando assim o custo e a producao na escala industrial. Primeiramente as amostras foram caracterizadas por DRX, FRX, MEV, CTC, AG e TG/DTA. Em seguida, o estudo foi dividido em duas partes, onde na parte I se realizou o estudo do comportamento reologico das amostras purificadas e aditivadas para fluidos de perfuracao base agua. Apos este processo, as amostras foram organofilizadas e novamente caracterizadas por DRX e TG/DTA. Na parte II, foi estudada a viscosidade aparente a fim de verificar a compatibilidade em formar dispersoes para fluidos de perfuracoes nao aquosos com base na norma da Petrobras EP-1EP-00023-A, 2011, e as curvas de fluxo foram analisadas. Para garantir a robustez dos ensaios deste trabalho, uma analise estatistica foi realizada, com o intuito de avaliar a influencia do teor de litio, alem do metodo de aditivacao. A partir dos resultados, foi possivel inferir que o metodo tradicional pode ser facilmente substituido pelo envelhecido a 40ºC, uma vez que os resultados estatisticos mostram uma correlacao fortissima de 97% entre eles, a um nivel de confianca de 95% (α=5%).
Presidente - 1644533 - HEBER SIVINI FERREIRA
Interno - 2890742 - RAMON ALVES TORQUATO