PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de DEFESA: AMANDA VIEIRA DA SILVA

DISCENTE: AMANDA VIEIRA DA SILVA
DATA: 29/05/2018
LOCAL: Bolo de Noiva
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE BLENDAS DE PLA E POLÍMEROS DO GLICEROL E NANOCOMPÓSITOS COM NANOWHISKERS DE CELULOSE
PALAVRAS-CHAVES: poli(ácido lático), polímeros de glicerol, nanowhiskers de celulose, nanocompósitos.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Polímeros, Aplicações
RESUMO: Polimeros biodegradaveis tem sido amplamente estudados devido a busca por diminuir a dependencia de produtos derivados fosseis, assim, o poli(acido latico) - PLA ganha destaque por ser biodegradavel e possuir elevado modulo de elasticidade e rigidez, todavia a baixa estabilidade termica, flexibilidade e resistencia ao impacto limitam seu uso em algumas aplicacoes. Dessa forma, neste trabalho foram preparadas blendas com PLA e polimeros de glicerol, bem como nanocompositos com nanowhiskers de celulose (NWC) com a finalidade de contornar as desvantagens do PLA. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da formacao de blendas e nanocompositos nas propriedades termicas e mecanicas do PLA. Foram sintetizados polimeros de glicerol a base de anidrido maleico e acido adipico, gerando poli(glicerol maleato) - PGM, poli(glicerol adipato) - PGA e o copolimero poli(glicerol maleato-co-adipato), e foram adicionados aos PLA nas concentracoes de 2,5%, 5% e 10% em massa. Alem disso, extraiu-se nanowhikers de celulose por hidrolise acida e foram incorporados 3% em massa as blendas contendo 5% de polimero de glicerol. As amostras foram processadas num misturador interno, posteriormente moidas e injetadas. As blendas e os nanocompositos foram caracterizados por Calorimetria Exploratoria Diferencial (DSC), Analise Termogravimetrica (TGA), Espectroscopia no Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR), Ensaio de Tracao e microscopia eletronica de varredura (MEV). As analises termicas indicaram que houve diminuicao na temperatura de degradacao das amostras, mesmo para os nanocompositos, e houve formacao de uma segunda fase com maior organizacao dos cristais, fragilizando as amostras. As analises de superficie de fratura mostraram materiais com elevada porosidade, assim, a presenca de poros e as diferentes temperaturas de injecao afetaram as propriedades mecanicas, e so foi possivel observar que a presenca de NWC no PLA permitiu ligeira deformacao. De maneira geral, a nao padronizacao de temperaturas na injecao, bem como a formacao de blendas com polimeros de glicerol como forma de compatibilizar a matriz de PLA e NWC, nao gerou resultados satisfatorios quanto as propriedades mecanicas, todavia, incentiva a continuidade de pesquisa acerca da degradacao dos materiais envolvidos.
Presidente - 1717727 - ELITON SOUTO DE MEDEIROS
Interno - 1753238 - AMELIA SEVERINO FERREIRA E SANTOS
Interno - 1737199 - LISZANDRA FERNANDA ARAUJO CAMPOS
Externo ao Programa - 007.315.273-05 - LUCAS RICARDO FERNANDES FIGUEIREDO - UFPB