PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de DEFESA: ANDRE LUIZ ARAUJO CAETANO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRE LUIZ ARAUJO CAETANO
DATA: 30/05/2018
LOCAL: Centro de Tecnologia_Sala do PPCEM
TÍTULO: APROVEITAMENTO, PURIFICAÇÃO E FORMULAÇÕES DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS PARA OBTENÇÃO DE PRODUTOS CERÂMICOS
PALAVRAS-CHAVES: Resíduos, delineamento de misturas, hidrociclone, revestimento cerâmico
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Cerâmicos
RESUMO: A analise de residuos industrialmente produzidos vem se tornando bastante comum no meio cientifico, devido ao fato desses materiais comumente serem depositados de forma inadequada no meio ambiente. Os tratamentos dos residuos geralmente apresentam limites tecnicos operacionais para industria e as alternativas de reciclagens ou reutilizacao sao as estrategias mais adequadas, visando reducao de descarte, agregando valores aos residuos. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver formulacoes de um produto ceramico constituido exclusivamente de residuos solidos industriais, provindos do beneficiamento do caulim, do granito e do polimento do porcelanato, submetido a operacao de hidrociclonagem. A utilizacao de hidrociclonagem no tratamento de residuos pode representar uma ferramenta bastante eficiente e de custo acessivel para os processos de separacao e purificacao. No processo de hidrociclonagem, as particulas sao separadas sob acao de duas forcas, a centrifuga e da gravidade, gerando duas fracoes, uma grossa e uma fina, uma contida no underflow e outra no overflow, respectivamente. Na realizacao deste trabalho utilizou-se a metodologia de delineamento de misturas como alternativa para o estudo e otimizacao de formulacoes ceramicas. Atraves da aplicacao desta metodologia pode-se avaliar o comportamento dos residuos em uma mistura, conhecendo-se assim sua real funcao em uma formulacao. Os residuos foram caracterizados por difracao de raios X, fluorescencia de raios X, analise granulometrica e analise termica. Apos sinterizacao dos corpos de prova nas temperaturas 1000°C, 1100°C e 1150°C, foram realizados ensaios das propriedades tecnologicas. Os resultados indicaram que as fracoes dos materiais particulados derivados do processamento no hidrociclone apresentam diferentes tamanhos de particula e distribuicao de tamanho de particula. Essas diferencas entre as fracoes influenciaram diretamente nas propriedades dos produtos obtidos e na temperatura final de queima, concluindo-se que a hidrociclonagem pode propiciar uma melhor escolha da temperatura de uso e possibilidade de desenvolvimento de novos usos dos residuos. Os residuos de caulim, de granito e do polimento do porcelanato, atualmente descartados como material sem funcao podem ser vistos como materias primas alternativas para a industria ceramica. O sistema de purificacao utilizado neste trabalho se mostrou eficaz para separacao das fracoes grosseiras e finas, possibilitando assim utilizar as diferentes fracoes com distintas finalidades. Verificou-se que as formulacoes das massas desempenham um papel fundamental nas propriedades do produto final, assim como as temperaturas de sinterizacao. Os resultados obtidos evidenciaram que e possivel obter produtos ceramicos exclusivamente com residuos para aplicacao como revestimentos.
Presidente - 1705877 - RICARDO PEIXOTO SUASSUNA DUTRA
Interno - 2043334 - DANIEL ARAUJO DE MACEDO