PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM MEDICAMENTOS (PPgDITM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CONSUELO FERNANDA MACEDO DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CONSUELO FERNANDA MACEDO DE SOUZA
DATA: 10/10/2018
LOCAL: Auditório NEPBio CCS UFPB
TÍTULO: ESTUDO CLÍNICO RANDOMIZADO DE UM NOVO COMPOSTO A BASE DE MICROCÁPSULA CONTENDO ÓLEO ESSENCIAL DE CINNAMOMUM ZEYLANICUM BLUME PARA PULPOTOMIA DE DENTES DECÍDUOS
PALAVRAS-CHAVES: pulpotomia, eugenol, Cinnamomun Zeylanicum Blume
RESUMO: A pulpotomia é um tratamento endodôntico conservador que envolve a remoção do tecido pulpar coronário inflamado com conseqüente manutenção da integridade do tecido pulpar radicular. Esse tecido remanescente deverá ser protegido com um material que preserve a vitalidade do tecido e induza a formação de tecido mineralizado sobre o mesmo, mantendo-o assim com estrutura e função normais. Assim o objetivo principal dessa pesquisa é avaliar a eficácia de uma pasta a base de microcápsula contendo óleo essencial de Cinnamomum Zeylanicum Blume para a pulpotomia de dentes decíduos in vivo. Este será um estudo do tipo Ensaio Clínico Randomizado (RCT), longitudinal, prospectivo, do tipo “split-mouth”, onde o mesmo indivíduo será exposto ao tratamento alternativo (composto a base de eugenol) e ao tratamento convencional (Callen – Hidróxido de cálcio). No estudo split-mouth cada indivíduo age como próprio controle. Para testar a citotoxicidade do produto a metodologia seguirá aquela descrita por Malpezi e col (1993), que permite avaliar o potencial de uma substância de causar lesões na membrana plasmática da célula, seja pela formação de poros ou pela ruptura total. A avaliação da compatibilidade biológica do eugenol seguirá a metodologia empregada por Bandeira e col (1999). A formulação selecionada para o estudo em humanos será aquela que apresentar melhor resposta biológica no estudo em animais, tendo como uma dose de partida provável uma quantidade de 20 mg de eugenol no óleo essencial do C. zeylanicum similar aos produtos comerciais da odontologia. Serão selecionados aleatoriamente 40 voluntários na faixa etária de 5-8 anos com necessidade de tratamento (pulpotomia) em no mínimo dois dentes decíduos em diferentes quadrantes. Os participantes deverão estar livres de qualquer doença sistêmica. A avaliação do efeito analgésico do produto será realizado através de um questionário simplificado contendo uma escala visual analógica para mensurar a sensibilidade dolorosa após 12 e 24 horas do procedimento restaurador. Para a análise estatística serão empregados os softwares Statistica (StatSoft Inc., Tulsa, OK, EUA), InStat (GraphPad Software, San Diego, CA, EUA) e SPSS e SigmaStat (SPSS Inc., Chicago, IL, EUA). Todos disponíveis na UFPB. Os dados serão tabulados no programa estatístico para posterior análise dos resultados. O método estatístico será escolhido com base na aderência ao modelo de distribuição normal e igualdade de variância. Para todos os testes, será considerado o valor p < 0.05 como estatisticamente significativo.
Externo ao Programa - 2570315 - CALIANDRA MARIA BEZERRA LUNA LIMA
Interno - 338029 - HILZETH DE LUNA FREIRE PESSÔA