PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM MEDICAMENTOS (PPgDITM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: AGNA HELIA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AGNA HELIA DE OLIVEIRA
DATA: 23/11/2017
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório DCF
TÍTULO: “Tecnologias de produção e de controle de qualidade da matéria-prima vegetal, obtida a partir das folhas de Poincianella pyramidalis (Tul.) L. P. Queiroz”
PALAVRAS-CHAVES: Poincianella pyramidalis; validação; planejamento fatorial; spray dryer; extratos secos; cinética de degradação
PÁGINAS: 132
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: Poincianella pyramidalis (Tul.) L.P Queiroz e uma especie vegetal encontrada, principalmente no bioma caatinga, popularmente conhecida como “catingueira”. Utilizada na medicina tradicional para o tratamento de gastrite, colica, diarreia, asma, bronquite, diabetes, inflamacao, alem de apresentar atividade cicatrizante. Diversos trabalhos cientificos foram publicados, comprovando suas atividades biologicas, dentre as quais podemos destacar, as atividades antimicrobiana contra Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Enterococcus faecalis, Klebsiella pneumoniae, Salmonella spp. e Pseudomonas aeruginosa, gastroprotetora, anti-inflamatoria, antinoceptiva e anti-helmintica. Devido sua variedade de propriedades farmacologicas, esta especie tem um grande potencial para o desenvolvimento de um medicamento fitoterapico com amplo espectro de acao. O presente trabalho teve como objetivos, obter e padronizar extratos secos obtidos a partir do extrato hidroalcoolico das folhas da catingueira. Um planejamento fatorial 23+1 as a metodsociado a metodologia de superficie resposta (MSR) foi aplicado para avaliar e otimizar os efeitos dos parametros de processo sobre os teores dos biomarcadores canferol e quercetina. Os resultados obtidos mostraram que os teores de canferol e quercetina foram significativamente afetados pelas condicoes do processo e as melhores condicoes operacionais encontradas foram: temperatura de entrada do ar de 160ºC, razao de fluxo de alimentacao igual a 4mL/min e percetual do adjuvante de secagem de 10%. Foi realizado o desenvolvimento e a validacao da metodologia analitica por cromatografia liquida de alta eficiencia, para avaliar a qualidade dos extratos fluidos e secos, atraves da quantificacao dos biomarcadores canferol e quercetina, para tanto foi utilizado uma mistura de metanol:acido fosforico 1% (47: 53), como fase movel em sistema isocratico, com vazao de 1,2 mL/min, coluna RP C-18 (5 μm), como fase estacionaria, e ʎ 370 nm. O metodo apresentou curva analitica linear no intervalo de 0,2-7,6 µg/mL para ambos os analitos avaliados, os coeficientes de correlacao da analise de regressao linear foram 0,9999 e 0,9996, para o canferol e a quercetina, respectivamente. Para avaliar a estabilidade do extrato seco foram realizados estudos de estabilidade acelerada das misturas binarias (1:1) de extrato seco e os seguintes excipientes: amido, maltodextrina, celulose e lactose. Foram determinadas as cineticas de degradacao, para cada pre-formulado, onde foi observado que os biomarcadores canferol e quercetina possuem perfis termicos diferentes para cada excipiente estudado. O canferol apresentou cinetica de ordem zero nos pre-formulados com amido e lactose e de segunda ordem para as misturas contendo celulose e maltodextrina, enquanto que para quercetina foi determinada a cinetica de segunda ordem de reacao para todos os pre-formulados estudados.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 620.017.284-68 - CÍCERO FLÁVIO SOARES ARAGÃO - UFRN
Externo à Instituição - ELISANA AFONSO DE MOURA
Interno - 6337281 - FÁBIO CORREIA SAMPAIO
Externo ao Programa - 1972551 - IONALDO JOSE LIMA DINIZ BASILIO
Externo à Instituição - MARCIA FERRAZ PINTO
Externo à Instituição - RODRIGO MOLINA MARTINS
Presidente - 6337230 - RUI OLIVEIRA MACEDO