PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: THAYRO ANDRADE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAYRO ANDRADE CARVALHO
DATA: 19/04/2024
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Atitudes frente a mídia de tela: Efeitos do uso problemático no comportamento pró-social de crianças
PALAVRAS-CHAVES: Mídias de tela; Comportamento pró-social; crianças; progenitores; atitudes.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Processos Grupais e de Comunicação
RESUMO: Objetivou-se verificar o efeito da mídia de tela no desenvolvimento de comportamento pró-social em crianças. Para tanto, o Estudo 1 realizou um levantamento bibliográfico para verificar evidências da relação entre mídias de tela e comportamento pró-social de crianças. Os achados foram animadores indicando o potencial da mídia de tela como uma variável capaz de estimular o comportamento pró-social, além do controle parental frente ao uso de telas. Concomitante constitui-se três Estudos psicométricos, (2) para desenvolver a Escala de Atitudes frente a Mídias de Telas para Crianças – EAMT-C, (3) a Escala de Atitudes frente a Mídias de Tela para Pais – EAMT-P, e (4) para validar a medida de Uso Problemático de Mídias de Tela (Domoff et al, 2019) e um último estudo de caráter correlacional (5) verificou o efeito de mediação do uso problemático da mídia de tela frente as atitudes e comportamento pró-social. O Estudo 2 foi composto por duas etapas, exploratória e confirmatória, ambas com média de 200 crianças prioritariamente do estado do Piauí, respondendo a EAMT- C e questionário sociodemográfico. Os resultados indicaram uma estrutura psicométrica ajustada, tanto exploratória, quanto confirmatória, com quatro itens e potencial para medir atitudes frente a mídia de tela em crianças O Estudo 3 apresentou evidências psicométricas para uma medida unifatorial capaz de avaliar atitudes frente a mídias de tela em pais (ꞷ = 0,87). No Estudo 4 a PMUM passou por tradução e testagem. A PMUM foi administrada a 400 mães e pais de crianças (entre 5 e 12 anos) de todo o Brasil, divididos de forma equitativa em dois estudos, exploratório e confirmatório. Os resultados indicaram que a medida apresentou uma estrutura unifatorial semelhante a medida original, com nove itens e índices satisfatórios (ꞷ = 0,90). O quinto estudo utilizou-se de análise correlacionais para verificar a relação entre as variáveis, sendo possível confirmar que o uso problemático de mídias de tela tem efeito negativo na relação entre atitudes dos progenitores e os comportamentos pró-sociais das crianças. Por fim, evidenciou-se o impacto que as mídias de tela podem empenhar no cotidiano das crianças, estabelecendo as mídias como uma variável de grande relevância no desenvolvimento de comportamentos infantis.
Presidente - 2014467 - CARLOS EDUARDO PIMENTEL
Interno - 3303515 - JAQUELINE GOMES CAVALCANTI SA