PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PATRICIA DE CARVALHO FARIAS SERRANO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PATRICIA DE CARVALHO FARIAS SERRANO
DATA: 22/08/2018
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: GESTÃO DO CONHECIMENTO NA REITORIA DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA: Diagnóstico aplicando o modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira - MGCAPB
PALAVRAS-CHAVES: Gestão do conhecimento; Diagnóstico; MGCAPB; IFPB
RESUMO: Com o advento da era do conhecimento, o aproveitamento dos saberes organizacionais transformou-se em diferencial dentro das organizações. Da necessidade de administrar o conhecimento, agora visto como bem intangível, surgem modelos e métodos de gestão do conhecimento. Nesse contexto, a administração pública começa a enxergar o conhecimento como ativo importante para o alcance de suas finalidades, melhoria do desempenho organizacional e prestação de seus serviços. Contudo, para implementar uma gestão do conhecimento que retorne os resultados esperados, torna-se basilar a identificação do conhecimento institucional, assim como a aplicação de métodos e práticas adequados para o seu gerenciamento. Dessa forma, o presente estudo se propõe a diagnosticar a gestão do conhecimento dentro da reitoria do Instituto Federal da Paraíba -IFPB, a partir das etapas previstas no modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira - MGCAPB, mapeando o fluxo do processo de conhecimento e identificando fatores facilitadores e entraves para o desenvolvimento e implementação de um plano de gestão do conhecimento dentro da instituição. Assim, a pesquisa constitui-se em um estudo de caso, de natureza aplicada e abordagem exploratória, que tem como sujeitos gestores e servidores que atuam em setores táticos para implementação da gestão do conhecimento dentro da reitoria do IFPB. A escolha dos sujeitos participantes da pesquisa levou em consideração os viabilizadores estratégicos apontados pelo MGCAPB: liderança; tecnologia, pessoas e processos. A coleta de dados será realizada mediante aplicação de questionário semiaberto e pela utilização de instrumentos contidos no MGCAPB.
Presidente - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO
Interno - 1493111 - EDER DA SILVA DANTAS