PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARILIA SIEBRA PEREIRA LEITE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARILIA SIEBRA PEREIRA LEITE
DATA: 22/08/2018
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: ANÁLISE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO HOSPITALAR: CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PARA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação. Enfermagem. Estágio.
RESUMO: O presente estudo tem como principal objetivo apresentar um instrumento de avaliação do Estágio Supervisionado em Assistência Hospitalar (ESAH) para graduação em enfermagem. Para isso, será realizada uma pesquisa exploratória com abordagem mista; na qual serão enviados por meio eletrônico questionário aos egressos da graduação em enfermagem da UFPB dos anos de 2016 a 2018; assim como serão entrevistados enfermeiros do Hospital Universitário Lauro Wanderley e graduandos de enfermagem da Universidade Federal da Paraíba do semestre corrente. Previamente à pesquisa, o projeto será submetido à Plataforma Brasil e ao Comitê de Ética do referido Hospital, respeitando os aspectos éticos pertinentes a pesquisas envolvendo seres humanos estabelecidos na Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. O referencial teórico percorre desde a trajetória histórica do ensino da enfermagem no Brasil, apresentando as principais mudanças políticas ocorridas. Discutindo acerca das competências e habilidades esperadas na formação do enfermeiro, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Enfermagem, arremetendo a teoria filosófica à Paulo Freire, e por fim, discorrendo sobre o Estágio Supervisionado Hospitalar e a avaliação do aprendizado deste. A partir deste estudo, esperamos contribuir na qualidade do processo ensino - aprendizado do ESAH do futuro enfermeiro e para isso apresentar um instrumento de avaliação desse processo.
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Externo ao Programa - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA