PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: Dâmaris Queila Paredes Oliveira

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: Dâmaris Queila Paredes Oliveira
DATA: 30/08/2018
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório Azul / CCSA
TÍTULO: ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS E SEMÂNTICO-ARGUMENTATIVAS UTILIZADAS NAS RELAÇÕES DE PODER E OS IMPASSES NA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Discurso; Argumentação; Relações de Poder; Sistema Integrado de Gestão; Avaliação; Implantação; UFPB
PÁGINAS: 83
RESUMO: Diante das mudanças promovidas pelo avanço da tecnologia e a busca incessante por conhecimento na Era da Informação, as Instituições de Educação Superior (IES) precisaram aperfeiçoar suas ferramentas de planejamento, com o objetivo de aprimorar sua gestão. E, assim, introduziram algumas normativas, como o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, criado com o objetivo de determinar as ações institucionais, um instrumento de gestão que tem como objetivo nortear a Instituição por um período de cinco anos. Não sendo diferente, a Universidade Federal da Paraíba, por imposição normativa do Ministério de Educação, também adotou o PDI para nortear suas ações institucionais, para o quinquênio de desenvolvimento em seu PDI (2014-2018) adotando como solução tecnológica a conclusão da implantação do Sistema Integrado de Gestão (SIG), previsto no PDI da UFPB de 2009-2012, com o objetivo de eliminar a redundância existente nos processos, melhorar a qualidade na comunicação e promover o aumento da transparência na movimentação desses processos, e consequentemente melhorarem na eficiência da gestão administrativa e na eficácia e efetividade de suas ações. Este estudo se propõe a avaliar o atraso no processo de implantação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da Universidade Federal da Paraíba e investigar o impacto do SIG nas relações de poder, através de uma análise nas estratégias discursivas e argumentativas, utilizadas pelos servidores que ocupam cargos de chefia, nos programas de pós-graduação e nas graduações e a postura de cada um adotou na função de gestor durante a implantação do SIG. Como aporte teórico, para fundamentar esta pesquisa, valemo-nos principalmente dos estudos de Marcuschi (2014), Foucault (2014), Bakhtin (2012), Orlandi (2008) e Bourdieu (2001), para discorrer sobre o discurso nas relações de poder; para abordar as estratégias argumentativas no discurso, respaldamo-nos essencialmente nas obras de Ducrot (1988), Koch (2004) e Nascimento (2010); quanto ao Sistema Integrado de Gestão, utilizaremos, principalmente, as considerações de Laudon & Laudon (2010), Corrêa e Gianesi (1994) e Guarino (2015). Em relação à aplicação da pesquisa, seguiremos o ensinamento de Gil (2008), Minayo (2009), Lakatos e Marconi (2014) sobre natureza exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa. Esta pesquisa constitui-se uma pesquisa-ação, a qual terá como corpus para investigação o instrumento do PDI dos dois últimos quinquênios e um estudo de caso, através de uma entrevista semi-estruturada realizada com o servidores técnicos-administrativos, docentes e que ocupam cargos de chefia no Centro de Ciência Sociais Aplicadas da UFPB, a fim de descrever o processo de implantação do Sistema Integrado de Gestão e o impacto do SIG nas relações de poder, através da análise do discurso e estratégias semântico-argumentativa utilizadas pelos servidores, fazendo uma comparação entre os cursos de graduação e pós-graduação. Os resultados obtidos (em construção).
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Presidente - 1071458 - PAULO FERNANDO DE MOURA BEZERRA CAVALCANTI FILHO
Interno - 1442321 - SWAMY DE PAULA LIMA SOARES