PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: DENIZE BARRETO ROCHA

DISCENTE: DENIZE BARRETO ROCHA
DATA: 26/02/2024
LOCAL: CEDESP - UFPB
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: AÇÕES DE INTERNACIONALIZAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NO CONCEITO CAPES
PALAVRAS-CHAVES: Internacionalização da Educação Superior; Avaliação e Financiamento da Educação Superior; Internacionalização na Pós-Graduação.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: Este trabalho investiga o papel das ações de internacionalização no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social (PPGPS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e sua repercussão na avaliação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para o quadriênio 2017-2020. O estudo destaca a internacionalização como um vetor crucial para a educação superior contemporânea, impulsionada pelo processo de globalização e pelas transformações sociais, culturais e econômicas que demandam uma educação com perspectiva global. A internacionalização é discutida como uma integração de dimensões internacional, intercultural ou global nas finalidades, funções e provimentos da educação superior, conforme definido por Jane Knight (1994) e posteriormente redefinido por De Wit (2015), indicando a evolução de atividades de cooperação e mobilidade estudantil para um conceito mais amplo que engloba competências internacionais, rankings globais, entre outros aspectos. O objetivo geral deste estudo foi avaliar as ações de internacionalização do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social (PPGPS), com suporte da política institucional, tomando como parâmetro a avaliação quadrienal CAPES (2017-2020). Para atingir esse objetivo, adotou-se uma metodologia qualitativa e descritiva, utilizando procedimentos documental para a coleta e análise de dados. Essa abordagem permitiu uma compreensão aprofundada das políticas, práticas e impactos da internacionalização no programa em questão. A pesquisa justifica-se na necessidade de compreender como as ações de internacionalização podem influenciar os indicadores de qualidade e excelência acadêmica, contribuindo para a elevação do conceito do programa na avaliação da CAPES. Este estudo se baseou em importantes contribuições teóricas de autores como Knight (2004), De Wit (2015), Neves e Barbosa (2020), entre outros, que discutem a internacionalização da educação superior sob diversas perspectivas. Os resultados obtidos evidenciaram que o PPGPS tem implementado diversas ações de internacionalização, que incluem a promoção da mobilidade acadêmica, a produção científica internacional, e a colaboração em redes de pesquisa globais. Tais ações refletem um alinhamento com as diretrizes da CAPES e demonstram um compromisso institucional com a internacionalização. No entanto, também se identificaram desafios, como a necessidade de maior institucionalização dessas práticas e de estratégias para a ampliação da visibilidade internacional do programa. A conclusão do estudo ressalta que as ações de internacionalização do PPGPS contribuíram positivamente para o seu conceito na avaliação da CAPES, corroborando a hipótese inicial de que a internacionalização constitui uma dimensão estratégica para a melhoria da qualidade e do desempenho acadêmico. O estudo conclui, ainda, que a internacionalização na educação superior deve ser entendida e praticada como um processo contínuo e integrado às políticas de desenvolvimento institucional, reforçando a necessidade de políticas públicas e de gestão que fomentem a internacionalização como parte essencial da excelência acadêmica e da contribuição social das instituições de ensino superior.
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 1668617 - PAULO CESAR GEGLIO