PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: CLÁUDIA MARCELE VIEIRA TRINDADE

DISCENTE: CLÁUDIA MARCELE VIEIRA TRINDADE
DATA: 29/02/2024
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: A EVASÃO DISCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA (2020- 2022) NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA-CAMPUS I - JOÃO PESSOA
PALAVRAS-CHAVES: Evasão discente; pandemia; graduação; bacharelado.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO: A Evasão Discente é uma realidade presente em todas as instituições educacionais brasileiras. As taxas de evasão são elevadas em todos os níveis e modalidades de ensino. Diante dos impactos individuais, sociais, institucionais e econômicos decorrentes desse fenômeno, as instituições educacionais e de controle estão envidando esforços para controlar a evasão. Estudos anteriores constataram que a evasão nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia alcança as várias modalidades de ensino, em diferentes graus, e acredita-se que em razão da ocorrência da pandemia do COVID-19, essa situação se agravou. Perante o exposto, este estudo tem por objetivo analisar a evasão discente dos cursos de graduação (Bacharelado), da modalidade presencial, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- Campus I- João Pessoa, no período da pandemia (2020- 2022). Quanto à metodologia, o presente estudo classifica-se como uma pesquisa exploratória-descritiva, com abordagem qualitativa-quantitativa e de natureza aplicada. Quanto aos procedimentos técnicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, através de um estudo de caso. Os dados foram coletados a partir das referências bibliográficas e da aplicação de um questionário, aplicado aos sujeitos da pesquisa de forma online via Google Forms. O perfil socioeconômico dos alunos evadidos dos cursos de graduação pesquisados do IFPB, no período de 2020 a 2022, é composto, em sua maioria, pelo sexo masculino, residente no município de João Pessoa-PB, faixa etária entre 20 e 25 anos, cor da pele parda, solteiro, não possui filhos, somente trabalhava antes de ingressar no IFPB, trabalha atualmente, mora com a família, possui renda familiar de 1 a 2 salários-mínimos, os pais apresentam nível de escolaridade baixo (ensino fundamental incompleto), frequentou o ensino fundamental e o ensino médio em escola pública. Os principais fatores motivacionais da evasão discente foram dificuldade de conciliar trabalho e estudo, dificuldade de adaptação ao ensino remoto, horário das aulas, motivos pessoais, distância da instituição de ensino, falta de identificação com o curso e condições socioeconômicas. Como sugestões para minimizar os índices da evasão discente, os participantes apontaram melhoria das ações da assistência estudantil, flexibilidade no horário das aulas e a utilização de práticas pedagógicas mais participativas e inclusivas. Por fim, concluímos que a evasão discente é um fenômeno multifatorial, com causas que vão desde motivos pessoais a fatores institucionais, e que os fatores motivacionais apontados pelos participantes foram intensificados com as mudanças decorrentes da pandemia do COVID-19, como a obrigatoriedade do isolamento social, a crise econômica e a necessidade de trabalhar para ajudar na renda familiar, impactando significativamente no abandono da graduação. Ressaltamos ainda que a melhor forma de minimizar os índices da evasão discente é através da intervenção preventiva nos alunos propensos ao abandono do curso.
Presidente - 1106940 - Alexandre Macedo Pereira
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS