PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: SIDNY JANAINA PEDROSA

DISCENTE: SIDNY JANAINA PEDROSA
DATA: 28/02/2024
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: INÍCIO DA CARREIRA NO ENSINO SUPERIOR NUMA INSTITUIÇÃO PLURICURRICULAR: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Início da Carreira; Ciclo de vida profissional; Ensino superior; Instituição Plurricurricular; Instituto Federal da Paraíba.
ÁREA: Educação
RESUMO: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram criados pela Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Como Instituições pluricurriculares e multicampi, ofertam a Educação Profissional e Tecnológica - EPT, desde o Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio - ETIM, cursos de Formação Inicial e Continuada - FIC, Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, Cursos Superiores de Tecnologia - CST, Bacharelado, Licenciaturas e Pós-graduação. Diante da complexidade, a diversidade de níveis e modalidades de ensino ofertados, impõe ao professor no início da carreira nessas instituições desafios que impactam o seu desenvolvimento como docente e sua atuação profissional. Em paralelo, esses profissionais enfrentam os desencontros e a falta de informação dos setores no seu campus de lotação, em relação ao apoio e acolhida quando ingressam. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa é analisar como os professores em uma instituição plurricurricular, percebem sua trajetória profissional desde o início da carreira no ensino superior, dada a especificidade e complexidade desse nível de ensino em uma instituição pluricurricular como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. A pergunta que instiga a problemática desse estudo é: como os professores em uma instituição pluricurricular, percebem sua trajetória em início da carreira no ensino superior? A fundamentação teórica se apoia no estudo de Huberman (2000) sobre o Ciclo de vida profissional dos professores. As descobertas do autor, especificamente sobre as fases “A entrada na carreira”, da “Estabilização”, e da “Diversificação”, apresentou-nos aspectos que nos despertaram o interesse de pesquisa em torno dos desafios vividos pelos professores quando ingressam na carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – EBTT. Quanto aos procedimentos metodológicos dessa pesquisa, utilizamos uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, e o método de procedimento o estudo de caso (Método Monográfico). Quanto à natureza, a pesquisa é aplicada, e do ponto de vista dos objetivos exploratória. Sobre os procedimentos técnicos, o estudo é bibliográfico, documental e de campo. Um questionário virtual elaborado no Google Forms, destinado aos professores efetivos que atuam no ensino superior do IFPB/Campus João Pessoa, e que ingressaram na carreira do EBTT há até 7 anos. Os dados e análise da pesquisa contribuíram para a elaboração de um Produto Educacional, uma Cartilha de acolhimento para os professores em início da carreira no ensino superior do IFPB/Campus João Pessoa.
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS