PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: QUEZIA ALVES DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: QUEZIA ALVES DE SOUZA
DATA: 12/04/2024
HORA: 10:00
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL E FORMAÇÃO ACADÊMICA: percepções de egressos de um mestrado profissional
PALAVRAS-CHAVES: Pós-graduação; avaliação; egressos
PÁGINAS: 152
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O processo de avaliação dos programas de pós-graduação conduzido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) tem como uma das exigências o fornecimento de informações em relação a situação, destino, atuação e avaliação dos egressos em relação à formação recebida. Diante disso, este estudo se propõe a analisar as percepções dos egressos do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (PPGAES) da UFPB nos aspectos relacionados à sua formação recebida no programa. Para tanto, a metodologia para a condução do estudo apoia-se em uma abordagem qualitativa, pautada por uma pesquisa bibliográfica e documental, sendo utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas abertas e fechadas. A população do estudo compreende os egressos do PPGAES, titulados no período de 2015 a 2021. A análise das questões fechadas foi feita mediante tabulação das frequências das respostas e a análise das questões abertas foram submetidas à análise de conteúdo de Bardin (2011) de acordo com o tema da questão. O estudo evidenciou que as contribuições e as habilidades desenvolvidas na formação foram: “aquisição de conhecimento”, “aumento salarial”, “atuação profissional”, “promoção funcional”, “participação em eventos e publicações de artigos”, “incremento para a carreira docente e acadêmica”, “habilidade de leitura e escrita”, “habilidade de pesquisar” e “desenvolvimento de senso crítico”. Os egressos perceberam também uma considerável melhoria em termos pessoais, profissionais e acadêmicos; em sua maioria, consideraram “Ótima” e “Boa” a qualidade do PPGAES, indicando uma avaliação positiva das dimensões avaliadas. As dimensões mais bem avaliadas foram a “atendimento da secretaria”, “relacionamento com o(a) orientador(a) e “assiduidade dos professores”. Os quesitos que apresentam menores percentuais de avaliação foram a “biblioteca”, “equipamentos” e “infraestrutura”. A qualificação do corpo docente e a aplicação prática das pesquisas dos mestrados profissionais foram as potencialidades mais citadas pelos egressos, enquanto que a carga horária das disciplinas e a falta de estímulo para publicação foram considerados as dimensões mais frágeis do programa, indicando a necessidade de maior atenção por parte do Programa.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Interno - 1106940 - Alexandre Macedo Pereira
Externo ao Programa - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA