PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MILENA MOURA MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MILENA MOURA MEDEIROS
DATA: 13/06/2017
LOCAL: CEDESP - SALA 04
TÍTULO: O DIREITO À EDUCAÇÃO: DIFICULDADES NA IMPLEMENTAÇÃO DE CLASSES HOSPITALARES NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY
PALAVRAS-CHAVES: Classes Hospitalares; Direito à Educação; Atendimento Hospitalar; Educação Hospitalar.
RESUMO: Partindo do pressuposto que o Atendimento Hospitalar é uma modalidade de ensino ainda pouco conhecida, e dos diversos problemas que vem sendo enfrentado pela sociedade brasileira na atualidade, verifica-se a necessidade em analisar o dever do Estado em prestar serviços educacionais às crianças e adolescentes que se encontram hospitalizados e, em razão disso, estejam impossibilitados de frequentar a escola. Baseado nisso, esse estudo tem o objetivo de analisar as dificuldades na implementação de classes hospitalares no âmbito do Hospital Universitário Lauro Wanderley. Para tanto, fizemos o seguinte roteiro: iniciaremos com a introdução, no segundo capítulo apresentaremos o percurso metodológico, no qual utilizamos o paradigma dialético como método de abordagem teórico-analítico, sendo a pesquisa realizada do tipo exploratória-descritiva, com enfoque qualitativo. Quanto aos procedimentos técnicos, a pesquisa é bibliográfica, documental, de campo e estudo de caso. Para a coleta de dados, foi escolhido o questionário previamente estruturado com perguntas objetivas e subjetivas, na qual foi dividida em três grupos: Gestor do HULW, Gestor da Secretaria de Educação e Gestor da Secretaria de Saúde; crianças e pais ou responsáveis pelo menor; enfermeiros da instituição que tenham contato direto e diário com essa clientela. No terceiro capítulo, trataremos, como referencial teórico, o direito à educação, no qual abordaremos as políticas públicas existentes bem como a Educação Hospitalar. Logo em seguida, faremos uma caracterização do nosso local de pesquisa – o HULW e as CH, em que serão relatados alguns aspectos do hospital como o histórico, visão, missão, como é realizado o atendimento a crianças e adolescentes, evidenciando ainda como acontece a educação no ambiente hospitalar. Nesse capítulo também será apresentada à análise dos dados coletados com os entrecruzamentos com o referencial teórico. Resultados e conclusões: em andamento.
Presidente - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO