PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: RODRIGO ARAÚJO DE SÁ PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO ARAÚJO DE SÁ PEREIRA
DATA: 06/03/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de multimídia do CCSA/UFPB
TÍTULO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO PARA INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE: ESTUDO REALIZADO ENTRE USUÁRIOS COM DEFICIÊNCIA NA BIBLIOTECA DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA – CAMPUS CABEDELO
PALAVRAS-CHAVES: Biblioteca técnico-acadêmica - Instituto Federal da Paraíba – Campus Cabedelo. Acessibilidade. Acesso à informação. Pessoa com deficiência. Inclusão.
PÁGINAS: 128
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO:  Esta pesquisa trata de um estudo sobre a aplicacao das politicas publicas de educacao e informacao para pessoas com deficiencia. Ela busca esclarecer o seguinte questionamento: como a biblioteca do Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia da Paraiba – Campus Cabedelo, tem atuado com a execucao de politicas, programas, projetos e praticas publicas gerais de educacao para pessoas com deficiencia? O referencial teorico explana brevemente legislacoes, resolucoes e normas brasileiras a respeito da acessibilidade. Traz, tambem, o conceito de informacao e analisa se os servidores da referida biblioteca estao preparados para atender a esse publico e se esse usuario esta satisfeito com o servico oferecido. O estudo tem como objetivo geral: investigar a execucao das politicas publicas de educacao e informacao na biblioteca do Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia da Paraiba – Campus Cabedelo, visando perceber as perspectivas de inclusao e acessibilidade informacional para pessoas com deficiencia e como objetivos especificos: a) discutir sobre a construcao e execucao de politicas publicas de educacao e informacao aplicada a bibliotecas; b) verificar como o servico e oferecido aos usuarios com deficiencia; e c) propor estrategias para aplicacao de politicas, programas e projetos da biblioteca do Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia da Paraiba – Campus Cabedelo para inclusao e acessibilidade as pessoas com deficiencia. Para isso, a metodologia utilizada se caracteriza por ter aspectos descritivo, bibliografico e documental, alem de fazer um estudo de caso. Ha coleta e analise de dados atraves de questionario misto com os usuarios com deficiencia e o tratamento desses dados se dara nas formas quantitativa e qualitativa. Buscou compreender a exclusao e a inclusao das pessoas com deficiencia na sociedade com breve historico. Por fim, foram apontadas recomendacoes com o intuito de melhorar o servico oferecido pela Biblioteca, a saber: Programa para criacao de audiolivros; Melhorar a sinalizacao da biblioteca utilizando alunos do curso de Design; Capacitacao constante dos servidores da biblioteca e conscientizacao da comunidade academica por meio de projetos que mostrem dificuldades de pessoas com deficiencia enfrentam no cotidiano; Convidar pessoas com deficiencia para contar historias de superacao; Incluir o mes de dezembro como o Mes da Pessoa com Deficiencia e estabelecer parcerias com outras instituicoes, a exemplo da UFPB, no intuito de fortalecer a luta por bibliotecas equipadas para uma melhor acessibilidade.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2568769 - ANA PAULA ROMAO DE SOUZA FERREIRA
Interno - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO
Externo à Instituição - JONATHAS LUIZ CARVALHO SILVA