PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: KATIANE DA CUNHA SOUZA

DISCENTE: KATIANE DA CUNHA SOUZA
DATA: 01/03/2018
LOCAL: Auditório Azul - CCSA
TÍTULO: MEMÓRIA E IDENTIDADE INSTITUCIONAL: inventário do acervo da Escola de Agronomia do Nordeste (1934-1968)
PALAVRAS-CHAVES: Escola de Agronomia do Nordeste. Memória institucional. Identidade institucional. Universidade Federal da Paraíba. Inventário.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: A implantacao da Escola de Agronomia do Nordeste em Areia, no Estado da Paraiba, repousa sobre um encadeamento de fatores politicos, economicos e socioculturais, que, no contexto nacional, estadual e municipal, confluiram para sua criacao em 1934. Primeira instituicao laica de ensino superior da Paraiba, existiu como instituicao isolada ate 1968, quando passou a integrar a Universidade Federal da Paraiba. Esta pesquisa assenta-se no pressuposto de que o valor da memoria de uma instituicao reside na sua capacidade generativa de subsidiar o presente, apontar caminhos, indicar perspectivas de estudo, revelar contextos e intencionalidades e expressar a cultura de uma comunidade. Objetiva ressignificar a memoria da Escola de Agronomia do Nordeste, a partir das suas fontes documentais, com vistas a elaboracao de um inventario do seu acervo, no intersticio 1934-1968. Ancora-se em um aporte teorico que privilegia as categorias memoria e identidade institucional, a luz de autores classicos e atuais a exemplo de Nora (1993), Bosi (1995), Le Goff (2003), Ricoeur (2007), Halbwachs (2009) e Thiesen (2013). Alimenta-se no metodo historiografico fundamentado em Arostegui (2006) e Vergara, (2010). E um estudo descritivo de carater exploratorio e de natureza qualitativa. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliografica e documental, privilegiando, tanto quanto possivel, fontes originais que possam colocar o pesquisador e a coletividade em contato com a historia. A coleta dos dados foi realizada no Campus II do Centro de Ciencias Agrarias da Universidade Federal da Paraiba, privilegiando os seguintes lugares de memoria: Arquivo, Biblioteca, Diretoria, Coordenacao de Agronomia e Pracas. Os achados apontam para a delimitacao de tres importantes momentos que imprimem identidade plural a Escola de Agronomia do Nordeste: o primeiro, da sua criacao, em 1934, ate a federalizacao, em 1950, conferindo-lhe identidade como Centro de Pesquisa e Estacao Agricola Experimental. O segundo, compreende a decada de 1950, quando se deu o incremento das atividades de Extensao, com destaque para as Feiras Ruralistas e para a criacao dos Centros Domesticos de Artesanato Feminino. O terceiro, abarca a decada de 1960 ate sua integracao a UFPB em 1968, quando o ensino se destacou em relacao as demais atividades. Como resultado, organizamos os documentos da Instituicao em formato de inventario, com o objetivo de preservar, divulgar e ressignificar sua memoria. Nosso escopo e converter este estudo em um auxilio pratico para o reconhecimento da Instituicao, que extrapole o ambito interno da academia, recomponha a historia do ensino superior na Paraiba e revele a ciencia como um dominio coletivo. O inventario resultante deste trabalho, e um ponto de partida para uma efetiva intervencao no acervo da Escola e um instrumento pioneiro para novas pesquisas sobre a historia, a memoria e identidade da Instituicao, do Ensino Superior na Paraiba e do Ensino agricola no Brasil.
Externo ao Programa - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA
Presidente - 6050457 - MARIA IVETE MARTINS CORREIA