PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JERUZALEM DE LIMA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JERUZALEM DE LIMA SILVA
DATA: 22/03/2018
LOCAL: Auditório do CEDESP/UFPB
TÍTULO: “MINHA BIBLIOTECA” DIGITAL: AVALIAÇÃO DA USABILIDADE PELO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Biblioteca digital. Usabilidade. Estudos de Usuários. Minha biblioteca digital.
RESUMO: Manifestando o relevante papel das bibliotecas digitais para o ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na promoção da disseminação do conhecimento científico, esta investigação tem por objetivo analisar a usabilidade da "Minha Biblioteca" digital do sistema de bibliotecas da UFPB com base nos atributos de usabilidade tendo em vista os princípios de Facilidade de Aprendizado, Eficiência de Uso, Facilidade de Memorização, Baixa Taxa de Erros e Satisfação Subjetiva. Caracteriza-se enquanto um Estudo de Caso no âmbito da educação em diálogo interdisciplinar com as Ciências da Informática de Usabilidade quando versar sobre Estudos de Usabilidade, além das Ciências do Comportamento. Apresenta como descritiva a natureza da pesquisa, utilizando-se do método direto, sob abordagem metodológica qualitativa com aporte quantitativo. Como lastro teórico, apresenta a transformações das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) e o seu nexo com as redes de comunicação e conhecimento. Problematiza a gênese, as definições e os comportamentos da relação ser humano-máquina e dos Estudos de Usabilidade. Conceitua e aborda a função das bibliotecas digitais para processo de ensino e aprendizagem. Tem como sujeitos da pesquisa usuários do sistema de bibliotecas da UFPB, das mais diversas áreas do conhecimento.
Presidente - 2568769 - ANA PAULA ROMAO DE SOUZA FERREIRA
Interno - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO