PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ALINE LIMA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE LIMA DOS SANTOS
DATA: 19/12/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: JOGO TEATRAL E IDENTIDADE AFRO-INDÍGENA: valorizando a ancestralidade no município de Mamanguape, PB
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: jogos teatrais;identidade cultural; ancestralidade; diálogos de saberes.
PÁGINAS: 133
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Reconhecendo a história de luta e miscigenação do colono ao indígena até chegar ao negro(a) africano trazido para o trabalho escravo em Mamanguape, PB, buscamos estudar a sua ancestralidade na Paraíba pesquisando sobre os elementos que reforçam a identidade afro-indígena, bem como a do cortador de cana-de-açúcar no que se refere aos(as) educandos(as) buscando facilitar esses conhecimentos sobre o patrimônio imaterial mamanguapense a partir de Jogos Teatrais num processo de retomada desses saberes ancestrais pertinentes à aulas de Arte que é um espaço único para o fortalecimento dessas identidades culturais. Buscamos o processo de quem somos e até aonde chegamos diante de uma terra que foi colonizada e devastada em seus saberes locais em sua trajetória singular no Estado da Paraíba e também no Brasil. Nesta pesquisa buscamos experienciar e fortalecer a cultura local por meio de jogos teatrais que utilizem os saberes ancestrais dos educandos(as), e que resultem em um reconhecimento de quem somos, docente e educandos(as), realizando experiências cênicas, nesse local tão particular e tão coletivo, que é o de se reconhecer indígena ou negro, buscando o fortalecimento de sujeitos pesquisadores críticos . Diante dessas questões e dos responsáveis (pais, mães ou avós) desses educandos (as) ainda trabalharem para a usina açucareira local, nos instigou pesquisar e refletir sobre a relação desses educandos(as) nesse processo de ensino das Artes Cênicas. Construímos diálogos de saberes culturais com eles e elas sobre suas identidades culturais, diante de tal presença e história, que ainda hoje continua nessa classe trabalhadora miscigenada, tendo sido essas práticas com os jogos teatrais nosso fio condutor nesse estudo. Nosso Problema de Pesquisa buscou compreender ‘Até que ponto os educandos do 6º ano reconhecem sua identidade de luta e saberes a partir de jogos teatrais e vivências de saberes afro-indígenas por meio das danças circulares Coco de Roda e Ciranda, ancestrais em Mamanguape?’ Nessa perspectiva de investigação buscamos compreender nossa Hipótese de Pesquisa que foi indagar ‘Existe reconhecimento de identidade ancestral afro-indígena entre os educandos(as) do 6º ano da Escola Ana Cavalcante? Empregamos a Metodologia da Pesquisa Participante cuja Abordagem foi a Qualitativa e investigamos, com a utilização dos jogos teatrais, vivências orais e de performances cênicas, o cruzamento das duas etnias originárias, não só no Brasil, como no território mamanguapense, numa perspectiva de fortalecer esse saber ancestral e referenciar sobre seus povos originários e, a partir daí, produzir jogos teatrais por meio de leituras de referências locais e diálogos com esses educandos(as) relacionando-as com a história deles e, ao final das oficinas teatrais realizadas, foi encenada uma construção cênica coletiva, a partir de todo o processo elaborado por eles e elas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 139.227.344-72 - FERNANDO ANTONIO ABATH LUNA CARDOSO CANANÉA - UFPB
Interno - 1425350 - LIRIA DE ARAUJO MORAIS
Externo ao Programa - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO