PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Banca de DEFESA: ISABEL CRISTINA DE LIMA GOMES

DISCENTE: ISABEL CRISTINA DE LIMA GOMES
DATA: 26/02/2024
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: DIÁLOGOS ENTRE O CORPO E O TRAJE: costuras dos processos criativos do figurino e da dança no Coco de Roda do Ipiranga do Município de Conde na Paraíba.
PALAVRAS-CHAVES: Coco de Roda; Resistência Cultural; Parangolé; Traje Popular; Figurinos.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Na presente pesquisa – “DIÁLOGOS ENTRE O CORPO E O TRAJE: costuras dos processos criativos do figurino e da dança no Coco de Roda do Ipiranga do Município de Conde na Paraíba” – viso ao desenvolvimento de um trabalho de ensino-aprendizagem numa perspectiva antirracista, decolonial e intercultural direcionados ao estudo da cultura afro-brasileira. Para isso, o trabalho está alicerçado na dança e no traje como elementos de resistência negra. Realizamos o estudo da manifestação cultural Coco de Roda Novo Quilombo do Ipiranga num diálogo intercultural com a obra Parangolés, do artista plástico Hélio Oiticica. Neste trabalho, tenho como objetivo o cruzamento de saberes da arte popular e da arte erudita, a fim de promover um diálogo no sentido de valorização da identidade cultural brasileira para a desconstrução de preconceitos étnico-culturais presentes na sala de aula. O estudo foi desenvolvido em duas partes: de agosto de 2022 até dezembro de 2022, foi realizado com discentes do 8º ano; de maio a junho de 2023, com os discentes remanescentes do 8º ano, agora estudando no 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental e EJA Professora Noêmia Alves de Souza, localizada no Município de Conde, na Paraíba. Sendo assim, buscamos refletir sobre a importância do traje da cultura popular como símbolo de luta e resistência cultural. O estudo teórico-prático destinado às linguagens artísticas visuais e cênicas foi realizado em 3 etapas: primeiro no conhecimento da cultura do Coco de Roda e dos Parangolés, na aula de campo no Quilombo do Ipiranga e na confecção de figurinos (Parangolés); segundo na experiência de vestir os Parangolés criados, produzir a coreografia da performance e os ensaios; por último, a apresentação da performance Coco Parangolé. A coreografia foi construída por meio da junção da cultura do Coco de Roda, da Capoeira e da Ciranda, além de movimentos improvisados. Esta é uma pesquisa participante de natureza qualitativa na qual foram utilizados para análise de dados: diário de campo, filmagens, fotografias, entrevistas, rodas de conversa e produções dos discentes que contribuíram para a realização desta pesquisa. Os resultados obtidos contribuíram para a compreensão da importância do conhecimento da cultura negra para entender o processo de formação do povo quilombola, tendo no Coco de Roda o símbolo de resistência e de luta por terras na Paraíba. Portanto, é necessário o processo de ensino-aprendizagem que prevê noções de pedagogia decolonial e de interculturalidade crítica, a fim de estimular o debate sobre as questões raciais em educação no Brasil e sobre as confluências entre as propostas de pedagogia decolonial e intercultural e as políticas públicas de reformulação curricular no Brasil. Consequentemente, para promover o pensamento crítico sobre as tendências acadêmicas dominantes, as quais priorizam conhecimentos históricos e sociais eurocêntricos e excluem os conhecimentos produzidos pelos subalternizados pela modernidade capitalista.
Externo ao Programa - 1665032 - ANA VALERIA RAMOS VICENTE
Presidente - 271366 - PAULA ALVES BARBOSA COELHO