PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Banca de DEFESA: RAFAEL SABINO DA SILVA

DISCENTE: RAFAEL SABINO DA SILVA
DATA: 29/02/2024
LOCAL: Sala de Reuniões - CCTA
TÍTULO: TORÉ POTIGUARA: RELAÇÕES ENTRE O RITO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE ARTE
PALAVRAS-CHAVES: Toré Potiguara, Dança, Elementos, investigação.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: A presente pesquisa trata de um processo de investigação com base nos elementos constituídos no ritual do TORÉ DO POVO POTIGUARA DA PARAÍBA, tendo como objetivo estabelecer diálogos entre a prática ritual do Toré Potiguara e a investigação em dança, a partir das vivências das pessoas investigadas durante o processo. A pesquisa busca evidenciar a experiência e o fortalecimento da cultura indígena potiguara no contexto escolar, onde ainda existe um vazio em relação a esta cultura. Para tanto, o desenvolvimento dessa temática, que aborda dança, arte e cultura dos povos indígenas, se faz necessário pela luta e resistência da permanência da identidade de um povo cuja história está na base de tantas outras culturas brasileiras. A Escola Municipal Antônio Azevedo, no Município da Baía da Traição, no litoral Norte da Paraíba, foi o campo de investigação, nas turmas dos 6° e 7°anos do Ensino Fundamental, com estudantes indígenas da etnia Potiguara, com a faixa etária entre 11 e 14 anos. O projeto desenvolvido nesta escola buscou oferecer aulas sobre os elementos da dança do Toré Potiguara de forma integrada ao currículo de arte. Por meio dessa prática, objetivou-se aprofundar as relações culturais que os alunos trazem em seu corpo, por meio da vivência com o Toré no âmbito escolar, por meio do desenvolvimento de metodologias, oportunizando-os experiências culturais, sociais e históricas de um fazer artístico durante os processos de ensino e aprendizagem. Para tanto, trata-se de uma pesquisa com uma abordagem qualitativa, tendo como ferramentas questionários, discussão entre docentes e discentes, observação por meio dos discursos, entrevistas, diário de campo a partir das observações do docente e registros de aulas por meio de vídeos e fotografias. Todos esses instrumentos foram usados como meio de coleta de dados no decorrer dos encontros com o grupo focal da pesquisa.
Presidente - 1791998 - VICTOR HUGO NEVES DE OLIVEIRA
Interno - 338243 - GUILHERME BARBOSA SCHULZE