PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Banca de DEFESA: SULEIGMA DINIZ SILVA

DISCENTE: SULEIGMA DINIZ SILVA
DATA: 29/04/2024
LOCAL: Videochamada
TÍTULO: TEATRO, GÊNERO E LITERATURA: UM DIÁLOGO QUE ARTICULA SABERES
PALAVRAS-CHAVES: Gênero, Arte-Educação, Teatro do Oprimido, Literatura
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
RESUMO: Esta pesquisa discute o desenvolvimento de um processo pedagógico e artístico que articula as linguagens artísticas e do teatro e da literatura, de forma interdisciplinar, para o trato transversal de questões de Gênero, como intervenção pedagógica. Dessa forma, relacionar o Teatro do Oprimido de Boal, em especial o Teatro Fórum, com a prática de jogos teatrais, nas aulas de Artes, como possibilidade lúdica de tratar questões de gênero e sexualidade na perspectiva do oprimido, como intervenção pedagógica. Contextualiza-se a escola campo: Campo Mayor no distrito de Goiana-PE. Os educandos e educandas envolvidos e envolvidas nesse projeto são dos 2º e 3º anos do ensino médio. Relata-se o desenvolvimento dos encontros realizados como possibilidade de refletir sobre a prática pedagógica. Com relação a culminância, realizou-se uma apresentação do Teatro Fórum na qual a temática cerne foram as questões de gênero e sexualidade, em especial, o trato da LGBTfobia. Reflete-se sobre a práxis docente a partir da experiência da intervenção pedagógica que possibilitou a reflexão dos educandos e educandas acerca de questões de gênero e sexualidades e seus múltiplos desdobramentos.
Presidente - 2534350 - ARTHUR MARQUES DE ALMEIDA NETO
Externo à Instituição - JERONIMO VIEIRA DE LIMA