PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA (PPGEQ)

Banca de DEFESA: RAFAEL FARIAS DE OLIVEIRA

DISCENTE: RAFAEL FARIAS DE OLIVEIRA
DATA: 22/08/2017
LOCAL: Sala de Aula do PPGEQ
TÍTULO: ESTUDO DA SECAGEM EM CAMADA DE ESPUMA DO SANGUE BOVINO
PALAVRAS-CHAVES: Subproduto; ajuste de modelo; coeficiente de difusão.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO: O sangue bovino e um material que pode provocar serios danos ao meio ambiente caso seja despejado de forma irregular na natureza, no entanto o sangue constitui um material com potencial de gerar novos produtos, caso seja processado, como a farinha de sangue. Com o objetivo de obter o sangue bovino em po, foi empregada a tecnica de secagem em camada de espuma, a qual o sangue liquido foi transformado em espuma com a adicao de um agente espumante, o Emustab®, e levado para a secagem em estufa. Foi realizada a caracterizacao fisica da espuma do sangue bovino, onde as propriedades: densidade (g/cm³), porcentagem de expansao, capacidade de incorporacao de ar e estabilidade da espuma alem da analise de atividade de agua e proteina do po obtido na secagem. A secagem foi realizada com base nos niveis definidos em um planejamento experimental fatorial completo 2³ + 3 pontos centrais. As variaveis de entrada foram: temperatura (50, 60 e 70°C), concentracao de Emustab® (3, 4,5 e 6%) e tempo de agitacao (5, 7 e 9 min). As variaveis de saida estudadas foram: tempo de secagem (min) e umidade final do produto. A espessura da camada de espuma foi mantida constante em 1,0 cm. Alem da analise estatistica da secagem foi determinado tambem o coeficiente de difusao do material, a atividade de agua e o teor de proteinas do po obtido na secagem. O rendimento do processo de secagem ficou na media de 30% e o tratamento estatistico dos dados da cinetica demonstrou que apenas a temperatura influencia de maneira significativa no tempo de secagem e na umidade final do produto. Com os dados da cinetica foi possivel obter ajustes de modelos matematicos, onde os que apresentaram melhor ajuste foram os de Page; Dois termos Exponencial e Wang e Singh para as tres temperaturas utilizadas, onde seus coeficientes de determinacao ficaram acima de 0,98 e erro padrao da estimativa abaixo de 0,4, sendo Page o melhor modelo dos tres. O material apresentou valores elevados para o coeficiente de difusao, da ordem de 10E-9, valores abaixo de 0,3 para atividade de agua e teores de proteinas superiores a 85%.
Interno - 6338198 - FLAVIO LUIZ HONORATO DA SILVA
Presidente - 1680326 - JOSILENE DE ASSIS CAVALCANTE