PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES (PPGCCA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS BLATT

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS BLATT
DATA: 31/07/2018
LOCAL: CI Mangabeira
TÍTULO: Título: Introdução a programação a partir de conhecimentos sobre música
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Programação de Computadores, Aprendizagem Significativa, Música, Frescobaldi
RESUMO: RESUMO O computador tem sido considerado uma ferramenta extremamente atraente para educação musical bem como para criar e manipular sons. Sua precisão, possibilidades de novos timbres e potencial para automação fantástica fazem dela uma plataforma atraente para experimentar e fazer música, mas apenas na medida em que podemos realmente dizer a um computador o que fazer e como fazê-lo. Para isso precisamos aprender como programar um computador. Nos cursos de linguagens de programação, é notória a dificuldade de muitos alunos em aprender tal assunto, pois além de ser abstrato e conceitual. As atividades em sala de aula e no caderno ou até no computador se tornam desinteressantes, pois não permitem que o mesmo visualize no mundo real o que foi programado. Portanto, uma das soluções propostas pela literatura é o uso de ferramentas de apoio ao ensino de programação aliada a metodologias adequadas. Com isso, o objetivo deste trabalho é introduzir práticas com o hardware livre Frescobaldi como ferramenta de apoio ao ensino de linguagem de programação para músicos através de uma metodologia baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa, que leve em consideração o conhecimento prévio de música que possa ser relacionado com computação.
Presidente - 1321531 - ALEXANDRE MAGNO E SILVA FERREIRA
Interno - 1545948 - CARLOS EDUARDO COELHO FREIRE BATISTA