PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Banca de DEFESA: SUZICLÉIA ELIZABETE DE JESUS FRANCO

DISCENTE: SUZICLÉIA ELIZABETE DE JESUS FRANCO
DATA: 29/02/2024
LOCAL: INSTITUTO PARAIBANO DE ENVELHECIMENTO
TÍTULO: INFOGRÁFICO PARA PREVENÇÃO DOS TRANSTORNOS MENTAIS MENORES DA EQUIPE DE ENFERMAGEM DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO ANTES E DURANTE A FASE DE DESACELERAÇÃO PROFISSIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Envelhecimento; Profissionais de Enfermagem; Saúde Mental; Tecnologia em Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem Médico-Cirúrgica
RESUMO: Introdução: A enfermagem possui diferentes fases que podem estar diretamente relacionadas ao seu comportamento frente à profissão, consideradas como antes (até 50 anos) da desaceleração profissional, durante a desaceleração profissional (51 aos 60 anos) e aposentadoria (61 anos ou mais). A penúltima, é caracterizada pela busca seletiva de manter-se em atividades, trabalhos e empregos que assegurem ao trabalhador a aposentadoria, etapa que muitos profissionais de enfermagem verbalizam sentimentos como insegurança, ansiedade e receio de retirar-se do mundo laboral, bem como do convívio social proporcionado pelo ambiente de trabalho, fatores que podem contribuir para o adoecimento mental. Objetivo: Construir um infográfico para a prevenção dos transtornos mentais menores da equipe de enfermagem antes e durante a fase de desaceleração profissional. Procedimentos metodológicos: Trata-se de um estudo metodológico, com foco nos trabalhadores de enfermagem de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que se encontram antes e durante a fase de desaceleração profissional. O estudo foi conduzido em três diferentes etapas, a saber: 1o a elaboração de uma Revisão integrativa para identificar as evidências científicas relacionadas às tecnologias educacionais utilizadas na promoção da saúde mental de profissionais de enfermagem; 2o um levantamento dos fatores pessoais e ocupacionais associados aos Transtornos Mentais Menores (TMM) da equipe de enfermagem da UPA antes e durante a fase de desaceleração profissional; e 3o a construção de uma tecnologia educativa, do tipo infográfico para a prevenção dos TMM da equipe de enfermagem. Os dados quantitativos foram analisados no programa SPSS 25.0, por meio da análise descritiva e aplicação do teste de Qui-Quadrado/Exato de Fisher, considerando p=<0,05. A estimativa do risco por meio do Odds Ratio. Nos dados da produção do infográfico aplicou-se a análise do conteúdo. Resultados: A revisão integrativa resultou em 1.901 artigos, dos quais oito compuseram a amostra final e revelaram o uso de auriculoterapia, yoga, arteterapia, psicoeducação e programa de redução de estresse como estratégias aplicadas como promoção da saúde mental a profissionais de enfermagem. O levantamento da pesquisa de campo, revelou que 43% dos profissionais de enfermagem apresentaram TMM. Quanto aos fatores pessoais, psicossociais e ocupacionais associados aos TMM da equipe de enfermagem (n=35), destaca-se que escolaridade (ensino médio), possuir religião, ter boa percepção do estado de saúde (físico e mental), possuir apoio social, encontrar-se na fase de desaceleração profissional, ter usufruído de férias nos últimos 12 meses e perceber-se motivado no trabalho contribuíram para reduzir as chances da ocorrência de TMM em 32,3%, 48,4%, 59,9%, 17,2%, 7,7%, 26,6% e 39,1% respectivamente. Ao contrário, ser do sexo (masculino), cor da pele (branca), renda (até 4 salários mínimos), possuir filhos, ter ansiedade e ter sofrido violência psicológica e emocional no trabalho e trabalhar no turno diurno elevou as chances em 17,9%, 27,8%, 80,6%, 62,5%, 80,6%, 4,3%, 26,3% respectivamente de desenvolver TMM. O infográfico ilustrado, de uma página foi construído no programa Canva, contendo dicas/sugestões para a prevenção dos transtornos mentais menores da equipe de enfermagem. Considerações finais: A equipe de enfermagem apresentou fatores que podem contribuir com o adoecimento mental, o que revela a necessidade de estratégias que visem cuidar da saúde desse perfil de trabalho. O infográfico elaborado, como um produto tecnológico educacional em saúde, apresentou-se válido para o uso nessa população, contendo informações lúdicas, focadas no autocuidado e que podem contribuir para a prevenção dos TMM da equipe de enfermagem.
Externo à Instituição - JULIA TREVIZAN MARTINS
Presidente - 980.435.288-53 - MARIA LUCIA DO CARMO CRUZ ROBAZZI - USP