PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Banca de DEFESA: MARCOS ALEXANDRE NUNES D'ALBUQUERQUE

DISCENTE: MARCOS ALEXANDRE NUNES D'ALBUQUERQUE
DATA: 23/08/2018
LOCAL: STI
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA CONFIABILIDADE HUMANA NA OPERAÇÃO DE UMA COOPERATIVA DE BENEFICIAMENTO DE LATICÍNIOS
PALAVRAS-CHAVES: Confiabilidade humana Ergonomia Análise da atividade Cooperativismo
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Gerência de Produção
ESPECIALIDADE: Higiene e Segurança do Trabalho
RESUMO: A automatizacao dos processos produtivos, presente em industrias que apresentam alta uniformidade na producao de bens ou servicos, e caracterizada pela baixa flexibilidade do sistema produtivo e pela elevada interdependencia entre os processos e os produtos gerados. Apesar dessa automatizacao sugerir uma diminuicao na relevancia do papel dos trabalhadores dentro do sistema produtivo, ocorrem diversas situacoes inesperadas, nao previstas na prescricao das tarefas, as quais requerem a intervencao dos operadores para manter a estabilidade operacional e assegurar a continuidade do processo produtivo. Esta dissertacao aborda tal questao ao identificar as acoes de confiabilidade humana introduzidas pelos operadores para assegurar o regular funcionamento dos setores de pasteurizacao do leite, producao de coalhada lactea e laboratorio de analises fisico-quimicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa quanto a abordagem do problema, de natureza aplicada no que se refere ao resultado e descritiva sob o ponto de vista dos objetivos. O estudo de caso foi desenvolvido em uma fabrica de beneficiamento de laticinios onde foi dada enfase na etapa da Analise Ergonomica do Trabalho (AET) que lida com a Analise da Atividade, utilizando-se como instrumentos de pesquisa a observacao direta, o registro das situacoes de trabalho e restituicoes do operador por meio das verbalizacoes contextualizadas. A analise dos dados coletados foi fundamentada em trabalhos cientificos com foco no tema do estudo e na analise do discurso. Os resultados do estudo indicam que um conjunto de acoes e implementado pelos trabalhadores atraves de sua capacidade de antecipacao e previsao e de sua experiencia. Estes atributos do operador sao utilizados para construir um modelo mental do sistema durante o curso da acao, os quais sao determinados pelo nivel de experiencia adquirida pelo trabalhador, por seus conhecimentos e pelas suas habilidades. O operador confronta a prescricao das tarefas definidas para sua funcao e assume o papel de agente de confiabilidade do sistema ao assegurar a continuidade da operacao, recuperar falhas ou minimizar as consequencias de um evento indesejado, garantindo o funcionamento do processo produtivo e a qualidade do produto.
Presidente - 330903 - MARIA DE LOURDES BARRETO GOMES
Interno - 6336620 - LUIZ BUENO DA SILVA