PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Banca de DEFESA: CAROLINA KELLY PINTO B CELANI

DISCENTE: CAROLINA KELLY PINTO B CELANI
DATA: 17/08/2016
LOCAL: Sala Acácia/DEP/CT
TÍTULO: A CONFIANÇA COMO FATOR INTEGRADOR NA CADEIA DE SUPRIMENTOS: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE SERVIÇOS
PALAVRAS-CHAVES: Cadeia de suprimento. Confiança. Integração. AHP. LCP.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Gerência de Produção
ESPECIALIDADE: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção
RESUMO: A integracao de uma cadeia de suprimentos e considerada pelos seus membros como o principal objetivo. E de conhecimento que uma maior integracao resulta em um melhor desempenho das cadeias. Esse entendimento levou as empresas a buscar meios para estabelecer relacionamentos baseados em processos e principios que favorecessem essa integracao. A mudanca do paradigma tradicional de competicao, voltado agora para uma visao colaborativa, conduziu o foco para o desenvolvimento relacional, baseado em variaveis qualitativas. A confianca e considerada a variavel relacional mais importante para uma cadeia que visa a integracao. Ela e construida a partir de diversos fatores que se desenvolvem entre empresas e clientes. No entanto, o grau de importancia desses fatores nao e conhecido e, por isso, nao e possivel determinar os fatores prioritarios em cadeias integradas. Assim, o objetivo deste trabalho e determinar os fatores da confianca mais relevantes para a integracao de uma cadeia de suprimentos. O estudo foi realizado no setor de servicos, considerando o elo fornecedor-cliente. Foram levantados na literatura, os tipos de confianca e fatores responsaveis pela sua formacao, resultando na base teorica para o levantamento dos elementos dos instrumentos (questionario fechado). Para definicao do elo fornecedor-cliente e do processo-chave de negocio foi realizado um mapeamento da cadeia de suprimentos imediata. Para mensurar o grau de importancia dos tipos e fatores da confianca levantados foi utilizada uma ferramenta multicriterio de apoio a decisao, a AHP. O modelo de gestao da cadeia de suprimentos LCP foi utilizado para o mapeamento da cadeia imediata e para a escolha dos clientes e processos investigados no estudo de caso. Os tipos de confianca mais importantes em ordem decrescente foram: Competencia, Colaboracao, Contrato, Relacao, Informacao e calculo. Os fatores considerados mais importantes em ordem decrescente foram: Padronizacao, Reputacao, Capacidade, Comportamento etico, Relacao intensa de negocio, Tomada de decisao conjunta, Resolucao de problemas, Comportamento cooperativo, Investimento especifico na relacao e Qualidade na informacao. Estes sao os 10 fatores considerados mais relevantes para que a relacao de confianca seja mantida em uma cadeia de suprimentos e, a partir dessa relacao, impere a integracao dos seus membros e se alcance um real desempenho.
Interno - 1642093 - CLAUDIA FABIANA GOHR
Externo à Instituição - MARCOS ANDRÉ MENDES PRIMO