PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Banca de DEFESA: NAYARA CARDOSO DE MEDEIROS

DISCENTE: NAYARA CARDOSO DE MEDEIROS
DATA: 17/08/2016
LOCAL: Sala Acácia
TÍTULO: ANÁLISE DAS VARIÁVEIS CONTINGENCIAIS NAS ADAPTAÇÕES DAS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO ENXUTA NA IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO ESPECÍFICO (XPS)
PALAVRAS-CHAVES: Produção enxuta; sistema de produção específico, contingência; práticas enxutas.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
RESUMO: Diante da necessidade de adaptacoes da producao enxuta as caracteristicas de cada organizacao, pesquisadores tem questionado sobre a universalidade desse sistema de producao. Essas adaptacoes podem estar relacionadas as caracteristicas contingenciais do sistema produtivo de cada organizacao e que podem levar ao desenvolvimento de sistemas de producao especificos, ou simplesmente XPS’s. Dessa forma, o principal objetivo dessa pesquisa e analisar como as variaveis contingenciais dos sistemas de producao influenciam nas adaptacoes das praticas de producao enxuta para a implementacao de um XPS. A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudos de caso conduzidos em duas fabricas, sendo uma do setor de eletroeletronico e outra do setor de eletrodomesticos, ambas localizadas no municipio de Manaus/AM. Os instrumentos de coleta de dados adotados foram entrevistas semiestruturadas e observacao in loco. Por meio da pesquisa, foram identificadas adaptacoes, mas nao nas praticas e sim no proprio sistema produtivo das empresas, ou seja, ao inves das variaveis contingenciais demandarem adaptacoes para a formacao de um sistema de producao especifico, o sistema Toyota (abordagem universal) permanece como o guia principal da mudanca nas proprias variaveis que representariam as contingencias da adaptacao. Diante dessa constatacao surgiram dois potenciais desdobramentos: ou as influencias das variaveis contingenciais podem ser irrelevantes ou nao sao percebidas pelos gerentes. Por fim, em nenhum dos dois casos estudados foi identificado o desenvolvimento de praticas especificas para a empresa. Pelo contrario, o que se constatou foi a utilizacao das mesmas praticas tradicionais do TPS. Por outro lado, foi observada claramente a intencao da criacao de uma identidade para o XPS da empresa, mais como um fator motivacional do que por uma real adaptacao. Tais evidencias permitiram o desenvolvimento de tres proposicoes que merecem um aprofundamento em pesquisas futuras.
Presidente - 1605391 - LUCIANO COSTA SANTOS
Interno - 1642093 - CLAUDIA FABIANA GOHR