PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Banca de DEFESA: JANISCEA KEYLLA MARIANO MACHADO

DISCENTE: JANISCEA KEYLLA MARIANO MACHADO
DATA: 30/08/2016
LOCAL: Sala Acácia Bloco G CT/UFPB
TÍTULO: Avaliação da Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho na Percepção dos Funcionários: Um Estudo de caso numa Empresa Prestadora de Serviço de Eletricidade
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade de vida no trabalho – Ambiente de trabalho – Serviços em eletricidade
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Gerência de Produção
RESUMO: No contexto de mudancas o ambiente empresarial vem se tornando competitivo, e para alcancar produtos e servicos de qualidade, os trabalhadores precisam estar satisfeitos com o trabalho. Nesse sentido, o tema qualidade de vida pode ser um elemento estrategico na gestao de recursos humanos, visto que pode gerar seus efeitos sobre a qualidade dos bens ou servicos produzidos pelas organizacoes. Esta dissertacao se enquadra nesse tema cujo objetivo e avaliar a qualidade de vida no trabalho na percepcao dos funcionarios de uma empresa prestadora de servico em eletricidade. Para atingir esse objetivo utilizou-se a pesquisa quali-quantitativa cujos dados foram coletados a partir da aplicacao de um questionario composto de 28 questoes para 145 respondentes, tendo como referencia as dimensoes e variaveis do modelo de qualidade de vida no trabalho de Walton (1975) que contempla cinco dimensoes: Condicoes de Trabalho; Oportunidade de Crescimento, Seguranca, e Integracao Social da Organizacao; Uso e Desenvolvimento de Capacidade, e Lazer e Entretimento; Saude preventiva e Relevancia Social da Vida no Trabalho; e Compensacao Justa e Adequada.. As respostas dos itens desse questionario foram expressas por meio da escala de Likert (1 Muito insatisfeito; 2 Insatisfeito; 3 Nem satisfeito nem insatisfeito; 4 Satisfeito e 5 Muito satisfeito). Para a verificacao dos resultados da presente pesquisa, os dados coletados foram quantificados utilizando-se o metodo de Analise Fatorial Exploratoria e analisados de acordo com cada dimensao. A partir da analise fatorial detectou-se que as variaveis correspondentes aos fatores (dimensoes) de maior impacto na QVT, segundo a percepcao dos funcionarios, foram bem-estar fisico e mental, limpeza e organizacao, condicoes ambientais, equipamento de protecao, cumprimento dos direitos, ascensao profissional, aprimoramento de conhecimento, reconhecimento do trabalho, motivacao e desempenho, liberdade de expressao, realizacao pelas atividades, satisfacao com o trabalho, habilidade e conhecimento, autonomia, ginastica laboral, imagem da organizacao, responsabilidade social, renda adequada, equidade interna e equidade externa. Os resultados da pesquisa revelaram que a maioria dos trabalhadores se declarou parcialmente satisfeitos com sua qualidade de vida no trabalho. Neste sentido e possivel dizer que segundo a percepcao dos trabalhadores, o nivel de qualidade de vida no trabalho oferecido pela empresa e pelo menos bom. Verificou-se tambem que a partir da media dos escores, os trabalhadores externos mostraram ter uma avaliacao de qualidade de vida no trabalho mais positiva do que os trabalhadores que executam atividades no ambiente interno da empresa.
Presidente - 330903 - MARIA DE LOURDES BARRETO GOMES
Interno - 1366493 - RICARDO MOREIRA DA SILVA