PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: FLÁVIA BRANDÃO RAMALHO DE BRITO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLÁVIA BRANDÃO RAMALHO DE BRITO
DATA: 16/02/2017
HORA: 10:00
LOCAL: Laboratório de Análise do Trabalho
TÍTULO: Estudo da temperatura de globo em relação à temperatura do ar durante atividades cognitivas em ambientes de ensino com alterações climáticas em áreas das regiões brasileiras
PALAVRAS-CHAVES: Temperatura de globo, temperatura do ar, radiação térmica, produtividade
PÁGINAS: 193
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Engenharia do Produto
ESPECIALIDADE: Ergonomia
RESUMO: Introducao: As alteracoes climaticas do planeta poderao elevar ainda mais a temperatura media em todas as regioes do Brasil, e como tem havido um crescimento da insercao de inovacoes tecnologicas de comunicacao e informacao (news ICT) em ambientes de ensino, o que pode colaborar para o aumento da radiacao termica, torna-se assim importante investigar como esse aumento nesses ambientes podera interferir no conforto e desempenho de estudantes. Na equacao formulada por Fanger (1970), o fator de radiacao termica e representado pela temperatura radiante media (Trm), mas seu impacto sobre o conforto termico e muitas vezes ignorado. A temperatura de globo (Tg) e uma das variaveis das equacoes para o calculo da temperatura radiante media e a mesma corresponde a temperatura que permite avaliar o nivel de radiacao termica das superficies existentes em um ambiente donde uma diferenca significativa entre a temperatura de globo e a temperatura do ar pode demonstrar certo aumento da radiacao termica no ambiente de trabalho. Objetivo: Investigar se a relacao entre a temperatura de globo e a temperatura do ar (Tg-Ta), observando a variacao da temperatura radiante media, podera ter repercussao no desempenho de estudantes em ambientes inteligentes de ensino (News ICT) em areas das regioes brasileiras. Metodos: Os procedimentos metodologicos adotados neste trabalho consistiram nas etapas: analise das variaveis termicas: trm e (tgta); analise do desempenho dos estudantes, analise dos elementos arquitetonicos e construcao do modelo matematico. O estudo foi realizado em laboratorios de informatica climatizados com News ICT nas seguintes instituicoes: UFPI, Teresina-Piaui (A); UFSC, Florianopolis-Santa Catarina (B); UnB, Brasilia-Distrito Federal (C); UNIVASF, PetrolinaPernambuco (D); ICMC, Sao Carlos-SP (E); UFAM, Manaus-Amazonas (F); CE da PM, Joao Pessoa, Paraiba (G). Os estudantes responderam a um questionario adaptado da Bateria de Provas de Raciocinio (BPR-5) em tres dias consecutivos a diferentes temperaturas, enquanto as condicoes termicas eram medidas e o projeto e elementos arquitetonicos eram analisados. Resultados: Constatou-se que nos tres dias consecutivos so nao houve troca de calor por radiacao entre o estudante e seu ambiente nos laboratorios das instituicoes C e F, demonstrando que nos outros laboratorios das instituicoes A, B, D, E e G houve troca de calor por radiacao. Ressalta-se que no laboratorio da instituicao G essa troca de calor foi mais acentuada, tal que a temperatura radiante media em dado instante superou a temperatura de globo em 2,25 °C hcg/ 𝜀𝑔𝜎. Entretanto, sua analise arquitetonica sinalizou que o projeto estava adequado.Logo, provavelmente as fontes de calor no interior do laboratorio devem ter proporcionado aumento da radiacao termica, haja vista que o numero de estudantes e laptops eram representativos. Assim, no sentido de confirmar esses achados, constatou-se atraves da modelagem matematica que a cada aumento de um grau na diferenca entre a temperatura de globo e a temperatura do ar (Tg-Ta), o desempenho dos estudantes no laboratorio de informatica da instituicao G diminuia em torno de 29%, constatando que, quanto maior a temperatura radiante media, maior sera a radiacao termica nesse laboratorio, e esse aumento podera comprometer o desempenho dos estudantes. Conclusao: Como a produtividade pode sofrer alteracoes devido as mudancas de temperatura do ar em ambientes de ensino climatizados, conforme ja comprovado por publicacoes internacionais, neste caso especifico, se Tg>>Ta, possivelmente a radiacao termica podera interferir no desempenho das pessoas presentes em ambiente providos de inovacoes tecnologicas de comunicacao e informacao (News ICT).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6336620 - LUIZ BUENO DA SILVA
Interno - 336950 - MARIA BERNADETE FERNANDES VIEIRA DE MELO
Externo ao Programa - 1636125 - SOLANGE MARIA LEDER