PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Banca de DEFESA: LENILSON OLINTO ROCHA

DISCENTE: LENILSON OLINTO ROCHA
DATA: 25/07/2017
LOCAL: Sala Acácia Bloco G CT/UFPB
TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: O CASO DOS TRABALHADORES DE UM HOSPITAL DE TRAUMA DO ESTADO DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade de vida no trabalho - Setor saúde - Sentido do trabalho
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
RESUMO: Os hospitais agrupam trabalhadores de diversas profissoes e necessitam de demandas especificas para cada tipo de funcao que e exercida, por isso avaliar a QVT de um ambiente hospitalar podera contribuir com a gestao da organizacao para tracar politicas que promovam a satisfacao no ambiente de trabalho e consequentemente um bem-estar para os funcionarios e melhores servicos de saude aos pacientes que ali buscam por atendimentos. Esta dissertacao identifica e classifica os fatores que mais influenciam na percepcao positiva e negativa do nivel de QVT dos funcionarios de diferentes funcoes de um Hospital de Trauma. A pesquisa foi realizada com os trabalhadores do Hospital de Trauma, agrupados em 17 funcoes distintas, em uma amostra de 256 individuos. As tecnicas de coleta de dados se realizam por meio do: plano observacional com roteiro estruturado, questionario com 34 variaveis baseadas na readaptacao do modelo de QVT de Walton (1973) por Timossi et al. (2009) e 6 variaveis sociodemograficas. As tecnicas de analises dos dados fundamentam-se nas analises descritivas e analise fatorial. As condicoes gerais de trabalho foram classificadas como insatisfatorias, cerca de 17 variaveis da QVT obtiveram percepcao positiva e 17 com percepcao negativa, alem disso, a dimensao 1 (compensacao justa e adequada) mostrou-se mais expressiva na percepcao de insatisfacao do trabalhador, seguida da dimensao 4 (oportunidade de crescimento e seguranca). A analise fatorial encontrou 10 fatores latentes do modelo de QVT proposto com variancia total explicada de 65,140% e o fator 1 representou a maior contribuicao para o modelo com 22,174%. Na avaliacao dos escores fatoriais por cargo, os tecnicos de radiologia, fisioterapeutas e auxiliares de cozinha (copeiros e cozinheiros) obtiveram os maiores indices de insatisfacao e, os cargos ligados a gestao obtiveram os maiores indices de satisfacao no trabalho. A confiabilidade foi medida pelo alfa de cronbach e alcancou 0,800. Conclui-se, portanto, que a percepcao da QVT no Hospital de Trauma e diferente para cada tipo de funcao, sofrendo influencia tambem da faixa etaria, sexo, tempo de trabalho, escolaridade e estado civil. Por fim, os resultados sugerem que a maioria dos trabalhadores do Hospital de Trauma apresenta insatisfacao ou percepcao negativa com a QVT.
Presidente - 330903 - MARIA DE LOURDES BARRETO GOMES
Interno - 6336620 - LUIZ BUENO DA SILVA