PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Banca de DEFESA: KALINE MARTINS BARBOZA

DISCENTE: KALINE MARTINS BARBOZA
DATA: 25/08/2017
LOCAL: Sala Acácia Bloco G CT/UFPB
TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UMA ANÁLISE NA PERCEPÇÃO DOS TRABALHADORES DO CAMPO E DO CHÃO-DE-FÁBRICA EM UMA DESTILARIA DE ÁLCOOL
PALAVRAS-CHAVES: qualidade de vida - trabalho - setor canavieiro
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Gerência de Produção
ESPECIALIDADE: Higiene e Segurança do Trabalho
RESUMO: A Qualidade de Vida no Trabalho e uma preocupacao antiga do homem que aos poucos tem evoluido com a incorporacao de novas tecnologias aos processos produtivos, pois a medida que isso ocorre ha tambem a necessidade de adaptacao do homem aos novos cenarios organizacionais. Neste contexto a QVT tem sido um caminho solido e com muitos horizontes para uma vida integrada e inovadora nas organizacoes. Esta dissertacao foca tal questao ao analisar a QVT numa Destilaria de alcool localizada na cidade de Santa RitaPB. Para tanto os criterios abordados compreendem uma adaptacao dos modelos de Walton (1973), (1996), Salles e Federighi (2006), Limongi-Franca (2005), Hackman e Oldham (1975), Belanger (1973) e Goncalves (1998) contabilizando um total de quatorze dimensoes, que agregam questoes relacionadas QVT. Foi feita a observacao do ambiente de forma geral e utilizado dois questionarios, um direcionado para o trabalho no campo, contendo 38 questoes e o outro para o trabalho da producao no chao da fabrica, com 36 questoes. As tecnicas de analises dos dados fundamentam-se nas analises descritivas e analise fatorial. Na analise descritiva para os trabalhadores do campo as variaveis com percepcao tratam da dificuldade na execucao do trabalho e aquisicao de conhecimentos. Ja para os trabalhadores do chao de fabrica as variaveis elencadas com repercussao negativa foram: reconhecimento do trabalho; interferencia do trabalho na vida pessoal; realizacao de atividades visando a melhoria da qualidade de vida; compatibilidade de remuneracao; envolvimento na tomada de decisoes; acoes voltadas para o bem-estar e saude; grupos de apoio anti-tabagismo, alcoolismo, drogas e neuroses diversas; orientacao para uma alimentacao saudavel e feedback. As dimensoes melhores avaliadas em ambos os contextos foram: condicoes de trabalho, integracao social na organizacao, constitucionalismo, relevancia social da vida no trabalho, relacao chefefuncionario, biologicas e tecnologia. Atraves da analise fatorial dos dados do campo, foi possivel encontrar 4 fatores com variancia explicada total de 90,440%, onde a maior contribuicao foi do fator 1, com 67,066%. Para a analise dos dados do chao de fabrica foram encontrados 9 fatores com variancia explicada total de 67,148%, onde a maior contribuicao foi tambem do fator 1, com 31,608%. O valor de alfa de cronbach alcancou 0,974 e 0,926 para o campo e o chao de fabrica respectivamente, indicando assim uma alta confiabilidade do instrumento de pesquisa. Com base em tudo que foi levantado e elucidado neste trabalho, pode-se concluir que a QVT na Destilaria e percebida de forma positiva pelos trabalhadores de ambos os contextos, principalmente nos aspectos relativos as condicoes de trabalho, integracao social na organizacao, constitucionalismo, relevancia social da vida no trabalho, relacao chefe-funcionario, biologicas e tecnologia.
Presidente - 330903 - MARIA DE LOURDES BARRETO GOMES
Interno - 1298891 - MARIA CHRISTINE WERBA SALDANHA