PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: FELIPE ALVES DE OLIVEIRA SOARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELIPE ALVES DE OLIVEIRA SOARES
DATA: 30/05/2018
HORA: 09:50
LOCAL: Eucalipto
TÍTULO: PROPOSIÇÃO DE UM MODELO DE AVALIAÇÃO DOS ATRIBUTOS DE CRIAÇÃO DE VALOR NA COLABORAÇÃO ENTRE NPO E BUSINESS
PALAVRAS-CHAVES: Criação de valor; Colaboração; Nonprofit Organizations; Business, Graph Theoretic Approach.
PÁGINAS: 188
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Gerência de Produção
RESUMO: O numero de organizacoes NPOs (Nonprofit Organizations) tem crescido nas ultimas decadas no cenario brasileiro e tem se tornado atores importantes na politica global, social, economica e no ambiente dos negocios. Parcerias intersetoriais e, em particular a colaboracao entre NPOs e empresas privadas (business), tem aumentado significativamente e e considerada por academicos e profissionais como um veiculo incontornavel e poderoso para criar valor (beneficios) para ambos os parceiros. Este trabalho tem como objetivo propor um modelo de avaliacao dos atributos de criacao de valor na colaboracao entre NPOs e business. Para a elaboracao do modelo utilizou-se uma ferramenta denominada de graph theoretic approach. Para determinar a relacao entre os atributos e entre os sub-atributos da criacao de valor nesse tipo de parceria foi utilizado o metodo Delphi, permitindo que o modelo seja aplicado para determinar o indice de criacao de valor em qualquer tipo de parceria entre uma NPO e business. Para sua validacao, o modelo foi aplicado em cinco organizacoes que possuiam este tipo de parceria intersetorial. Como resultado, verificou-se que o modelo pode ser aplicavel a qualquer parceria entre NPO e businees, e flexivel caso se deseje inserir atributos e sub-atributos de criacao de valor especificos a parceria que esta sendo avaliada. O modelo tambem e capaz de quantificar aspectos qualitativos, gerando um indice de criacao de valor, se mostrando uma ferramenta de tomada decisao gerencial que permite atuar de forma pontual nos aspectos que forem avaliados com nivel de desempenho baixo ou media nas parcerias. Com relacao a aplicacao do modelo, observou-se que as NPOs obtiveram um alto indice de criacao de valor em suas parcerias com business, enquanto indices medios de criacao de valor foram gerados para as parcerias das business com NPOs. Esta pesquisa apresentou contribuicoes teoricas, como avancos no conhecimento sobre a criacao de valor neste tipo de parceria; e praticas, pois alem do modelo ser generico, podendo ser aplicado em diferentes tipos de parcerias entre NPO e business, ele se apresenta como uma ferramenta de apoio a tomada de decisao que pode potencializar os beneficios mutuos em uma parceria intersetorial.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1642093 - CLAUDIA FABIANA GOHR
Interno - 1298891 - MARIA CHRISTINE WERBA SALDANHA
Externo à Instituição - MAICO RORIS SEVERINO