PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: LIVIAM SOARES LACERDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIVIAM SOARES LACERDA
DATA: 19/06/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Labmeqa - Laboratório de Métodos Quantitativos Aplicados
TÍTULO: ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA DA MICROGERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA PARA MICROS E PEQUENAS EMPRESAS EM AMBIENTE DE INCERTEZA E RISCO
PALAVRAS-CHAVES: Microgeração; energia eólica; análise de viabilidade econômica; análise de sensibilidade; redes neurais artificiais.
PÁGINAS: 70
RESUMO: A dependência do petróleo e por consequência a sua escassez, gerou uma crise energética mundial, diminuindo a disponibilidade de energia. Para diminuir os riscos de uma nova crise energética e aumentar a disponibilidade de energia, é importante e recomendado o uso de fontes de energia renovável. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a viabilidade econômica de um projeto de microgeração de energia eólica para micros e pequenas empresas. Para isso, foram considerados três estados brasileiros, Rio Grande do Norte, Bahia e Rio Grande do Sul, e diferentes cenários foram propostos. Esta pesquisa é de abordagem quantitativa e o método de pesquisa utilizado é a Modelagem e Simulação. A pesquisa se inicia com uma análise de viabilidade econômica determinística, seguida de uma análise de sensibilidade e uma análise estocástica da viabilidade econômica, utilizando a Simulação de Monte Carlo (SMC). Para a análise de viabilidade foram utilizados critérios de decisão consagrados na literatura, sendo estes: o Valor Presente Líquido (VPL), a Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Payback. E, por fim, o conceito de Redes Neurais Artificiais (RNA) será utilizado para avaliar a importância relativa das variáveis. Os resultados preliminares, é visto que apenas o estado o Rio Grande do Norte apresentou viabilidade na análise determinística. Por meio da análise de sensibilidade, é visto que a variável velocidade do vento é a mais sensível, podendo impactar 93,6% no VPL. Na análise estocástica, é visto que a probabilidade de viabilidade está entre 25% e 36% em todos os estados, o que demonstra uma baixa probabilidade de viabilidade para microgeração. Foi concluído que, dependendo da região instalada, o projeto pode se tornar viável, devido às diferentes velocidades de vento. Além disso, os incentivos públicos para promoção do investimento em energia renovável podem reduzir os custos de investimento e como consequência tornar viável o projeto, tornando atraente para as micros e pequenas empresas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2317198 - PAULO ROTELA JUNIOR
Interno - 1217340 - ROGERIO SANTANA PERUCHI
Externo ao Programa - 1643037 - LUIZ MOREIRA COELHO JUNIOR
Externo à Instituição - LUIZ CELIO DE SOUZA ROCHA