PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO MARCOS PEREIRA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO MARCOS PEREIRA SILVA
DATA: 15/06/2018
LOCAL: Centro de Informática
TÍTULO: Formulações Matemáticas e Algoritmo Híbrido para o Problema de Escalonamento com Servidor Único de Setup
PALAVRAS-CHAVES: Escalonamento. Servidor único de setup. Programação Linear Inteira. Meta-heurísticas.
RESUMO: As expectativas dos clientes, em termos de qualidade, custo e prazos de entrega de produtos e/ou serviços, elevam cada vez mais a competitividade no ambiente empresarial atual. Por isso, se faz importante a utilização de conceitos modernos de gerenciamento do processo de produção com intuito de decidir a melhor forma de alocação e utilização dos recursos disponíveis. O gerenciamento adequado de recursos é ainda mais necessário em ambientes de produção em que a produtividade é significativamente afetada pelos tempos de preparação e pelos recursos associados as equipes de setup. Assim, este trabalho se propõem a abordar o problema de escalonamento em máquinas paralelas idênticas com servidor único de setup. Nessa variante, cujo objetivo considerado é o de minimizar o tempo máximo de término de processamento das tarefas (makespan), tem-se disponível apenas um dispositivo, indivíduo ou equipe responsável pelas operações de setup, logo não pode haver conflitos entre essas operações. O estudo lida com o problema apresentando formulações matemáticas indexadas no tempo e uma abordagem heurística baseada em Busca Local.
Presidente - 1859144 - ANAND SUBRAMANIAN
Interno - 2366533 - HUGO HARRY FREDERICO R KRAMER