PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANO FERNANDES ACIOLI CABRAL E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANO FERNANDES ACIOLI CABRAL E SILVA
DATA: 22/06/2018
LOCAL: Dependências do PPGEP
TÍTULO: Abordagem Híbrida para o Problema de Alocação de Salas de Aulas
PALAVRAS-CHAVES: Problema de Alocação de Salas, Otimização Combinatória, Matheurística, Pesquisa Operacional.
RESUMO: Alocar turmas às salas de aula é um problema vivenciado a cada semestre em instituições de ensino. Esse problema é conhecido como Classroom Assignment Problem ou Problema de Alocação de Salas (PAS) e consiste na alocação eficiente das turmas, com dias e horários preestabelecidos, às salas de aulas, levando em consideração as necessidades dos docentes, dos discentes, das disciplinas e respeitando a capacidade das salas. Geralmente, este problema é resolvido pelas instituições de forma manual, no entanto, por se tratar de um problema combinatório, manualmente, esse processo pode levar vários dias e ainda assim não obter resultados satisfatórios. Devido a sua importância, dificuldade de resolução e características próprias que dificultam uma solução generalizada, este problema vem sendo amplamente estudado. Nesta pesquisa, o Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba foi tomado como caso de estudo para o PAS. Pretende-se então desenvolver um modelo híbrido de resolução envolvendo programação matemática e técnicas heurísticas e posteriormente criar um sistema que faça uso desse modelo para resolver o problema e que possa ser utilizado na prática pelos responsáveis pela alocação de salas no Centro de Informática da UFPB.
Presidente - 1175878 - LUCIDIO DOS ANJOS FORMIGA CABRAL
Interno - 337293 - ROBERTO QUIRINO DO NASCIMENTO