PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SAULO ANDREY VARÃO SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAULO ANDREY VARÃO SANTOS
DATA: 29/09/2023
LOCAL: Auditório do PRODEMA/UFPB
TÍTULO: O estudo realizado partiu da necessidade de ampliar a compreensão sobre a bioclimatologia humana como área do conhecimento que estuda as condições de conforto térmico, especialmente em áreas urbanas e ambientes indoor. A pesquisa contribui para a compreensão das condições térmicas de salas de aulas localizadas em ambientes de ensinos de instituição de nível superior pública, na qual alunos e professores frequentam diariamente no exercício de suas atividades laborais. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é verificar as condições de conforto térmico de salas de aulas localizadas em ambientes de ensino situados no Centro de Tecnologia do Campus I da Universidade Federal da Paraíba. Para atingir os objetivos propostos pela pesquisa, inicialmente foi realizado o levantamento bibliográfico e documental à respeito da temática em questão seguido do reconhecimento da área de estudo e sua caracterização física. Para a avaliação das condições de conforto térmico nas salas de aulas investigadas foi utilizado o índice de desconforto de Thom (1959) ajustado por Santos (2011) para regiões tropicais. A sensação térmica dos alunos participantes da pesquisa ocorreu através da aplicação de questionário temático durante o período de monitoramento dos dados microclimáticos. Os dados microclimáticos (temperatura e umidade relativa do ar) foram coletados através de termohigrometros instalados nas salas de aulas monitoradas e em um ponto externo localizado no pátio do CT. A coleta dos dados microclimáticos ocorreu em intervalo horário durante o período de transição climática (chuvoso-seco) na área de estudo. A partir da coleta dos microclimáticos e da interpretação dos dados subjetivos (percepção térmica) dos alunos foi possível verificar as condições de conforto térmico das salas de aulas investigadas e a resposta subjetiva dos usuários desses ambientes de ensino no CT da UFPB. Os resultados da pesquisa colaboram para adoção de Políticas Públicas de planejamento que levem em consideração os atributos da arquitetura bioclimática da região de estudo investigada.
PALAVRAS-CHAVES:
RESUMO: