PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDRA SYLVIA ZIEGLER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SANDRA SYLVIA ZIEGLER
DATA: 29/11/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Prodema
TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PEDAGOGIA WALDORF: O ESTUDO DO PROCESSO PEDAGÓGICO DE TRÊS ESCOLAS EM DIÁLOGO COM OS PRINCÍPIOS STEINERNIANOS
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental. Pedagogia Waldorf. Processo Pedagógico.
PÁGINAS: 172
RESUMO: Na crise ambiental em que nos encontramos, a vida passa a ser considerada a partir das leis do mercado, da ordem econômica e tecnológica, em um pensar mecanicista e linear que fraciona o mundo, desconhece a diversidade em suas interfaces e subjuga os saberes tradicionais da humanidade ao conhecimento científico. Em meio a esse cenário se faz necessário que tenhamos a noção do quão pertinente é criar possibilidades de educar o indivíduo voltando-se para o desenvolvimento de um pensar e agir com autonomia capaz de possibilitar o enfrentamento das diversas crises contemporâneas que nos afligem, pois os tempos vigentes justificam a emergência desse objetivo que o mundo e as sociedades necessitam perseguir. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo promover o diálogo educativo entre diferentes concepções e práticas pedagógicas relacionadas à questão socioambiental visando ao enriquecimento mútuo das experiências e princípios observados em três escolas. Nossa pesquisa teve como foco três escolas, a saber: uma particular, o Instituto Pessoense de Educação Integrada (IPEI), outra pública, o Centro Estadual Experimental de Ensino Aprendizagem Sesquicentenário (CEEEA), ambas no município de João Pessoa, estado da Paraíba, e outra associativa, Waldorf Rural Dendê da Serra, na vila de Serra Grande, no município de Uruçuca, Bahia. Para a realização deste estudo optamos pela pesquisa de natureza qualitativa com aproximações a uma abordagem etnográfica através da observação e de uma ênfase subjetiva nos motivos e percepções que os atores adotam para olhar e agir sobre o mundo. Para a coleta de dados foram realizadas observações sistemáticas do cotidiano escolar, a análise documental de dados secundários, como o Projeto Político-Pedagógico e os Planos de Curso das escolas, entrevista semiestruturada com professores, especialista em educação, alunos e funcionários das escolas investigadas. A análise dos dados foi construída à partir da seleção, organização e classificação do material em núcleos temáticos constituídos por ideias-chave que possibilitarão uma interpretação livre a partir da teoria desenvolvida no referencial. A partir dos dados parciais apresentados, observamos semelhanças em duas escolas quanto à metodologia e concepções pedagógicas teóricas e práticas no processo de ambientalização da educação, as quais se apresentam numa perspectiva distinta em uma terceira escola. Assim sendo, compreendemos que a Pedagogia Waldorf em seus princípios e fundamentos dada sua perspectiva holística, sistêmica, inter-trans-multidisciplinar e complexa, pode contribuir de modo relevante à inserção da questão ambiental na educação.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 692.110.434-68 - GIL DUTRA FURTADO - UFPB
Presidente - 1117951 - GUSTAVO FERREIRA DA COSTA LIMA
Externo à Instituição - MARIA CELIA DE ASSIS