PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISAAC EMMANUEL AZEVEDO DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISAAC EMMANUEL AZEVEDO DE MEDEIROS
DATA: 31/08/2023
LOCAL: https://meet.google.com/mnk-jmek-bto
TÍTULO: Análise e Clusterização de Alarmes Industriais Utilizando Técnicas de Aprendizado de Máquina
PALAVRAS-CHAVES: Alarmes industriais, Análise de dados, NLP, Algoritmos de Classificação.
RESUMO: A análise do conteúdo de alarmes industriais possui grande relevância na detecção e prevenção de falhas nos processos. Os alarmes são essenciais para alertar à área operacional sobre condições anormais e potenciais falhas em tempo real.Porém, a quantidade excessiva de alarmes gerados pelos sistemas pode dificultar a identificação e resposta efetiva diante de situações críticas. Desta forma, se torna essencial uma análise dos dados dos alarmes, buscando um agrupamento destes de uma forma mais inteligente, através de uma priorização por criticidade, para auxiliar na tomada de decisão operacional em tempo hábil. Ao realizar uma análise detalhada dos dados de alarmes industriais, é possível compreender mais profundamente as condições operacionais, identificar padrões recorrentes e tendências, e agir proativamente na prevenção de falhas. Neste trabalho, inicialmente foi realizada uma análise exploratória dos dados utilizados para o desenvolvimento da pesquisa, a fim de extrair insights a partir do conteúdo dos alarmes, além de outras variáveis disponíveis. Para tanto, foram utilizadas uma série de técnicas de processamento de linguagem natural (NLP) no pré-processamento dos textos. Foram buscados padrões de ocorrência ao longo do tempo, assim como a identificação dos alarmes mais comuns e utilização de algoritmos de aprendizado não supervisionado para a classificação do conteúdo textual dos alarmes. Todos os dados dos alarmes foram extraídos do sistema SCADA de uma usina termoelétrica situada no estado da Paraíba.
Interno - 1636976 - FABIANO SALVADORI
Presidente - 1972280 - JUAN MOISES MAURICIO VILLANUEVA