PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
0000000000/00000

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: MARONILDES FELIX LIMEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARONILDES FELIX LIMEIRA
DATA: 31/07/2018
HORA: 09:30
LOCAL: sala 319
TÍTULO: ENSINO RELIGIOSO NO MUNICÍPIO DE PATOS/PB: UMA PROPOSTA CURRICULAR A PARTIR DE ANÁLISE ETNOGRÁFICA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Religioso. Ciências das Religiões. Proposta curricular.
PÁGINAS: null
RESUMO: O Ensino Religioso na escola pública ainda vivencia o dilema de se desvincular de um ensino confessional frente à laicidade do Estado. A dificuldade para lidar com este componente curricular está diretamente relacionada ao aspecto epistemológico, a falta de conhecimento da real proposta desse ensino diante da diversidade religiosa, o que interfere nas diretrizes curriculares. Assim, percebe-se que toda a problemática do ER perpassa, inicialmente, por questões que insistentemente se repetem: “o que ensinar?”, diretamente relacionada com o currículo; como também, “como praticar o ER de forma adequada?”, considerando, especificamente, as estratégias metodológicas e o planejamento docente. Diante desta problemática, pretende-se apresentar a realidade do Ensino Religioso no município de Patos/PB, numa análise comparativa entre as redes de ensino estadual, municipal e privada, a fim de oferecer, a partir dos estudos em Ciências das Religiões, um tratamento teórico e pedagógico, que subsidiem conhecimento do fenômeno religioso aplicável ao contexto escolar, na perspectiva da pluralidade religiosa. Para tanto, percebe-se a necessidade de ouvir os atores escolares, corpo docente, corpo discente e gestão escolar; como também a gestão pública, representada pelos secretários de educação estadual e municipal, a fim de compreender como pensam e consideram o trabalho referente ao Ensino Religioso desenvolvido no município. Trata-se de uma pesquisa de abordagem mista, com enfoque quantitativo e qualitativo; numa perspectiva etnográfica, com aplicação de questionários e realização de entrevistas. Conclui-se, inicialmente que, embora os atores escolares envolvidos na pesquisa tenham consciência da necessidade de um ensino laico; docentes e gestores ainda não sabem conduzi-lo, dentre outras razões, por falta de conhecimento científico, com base nas Ciências das Religiões.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1774137 - DILAINE SOARES SAMPAIO
Externo à Instituição - ELISA RODRIGUES
Externo à Instituição - OTAVIO MACHADO LOPES DE MENDONCA