PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARÍLIA THEREZA COSTA OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARÍLIA THEREZA COSTA OLIVEIRA
DATA: 20/11/2018
LOCAL: PPGCR/CE
TÍTULO: A cura através do movimento: Processos de cura entre mulheres através da disciplina do corpo no Hatha Yoga
PALAVRAS-CHAVES: Yoga, corpo, feminino
RESUMO: A escolha da temática da presente pesquisa partiu, primeiramente, da idéia do corpo como integrante primordial daquilo que nos identifica como seres humanos, bem como indivíduos, e da espiritualidade como elemento-chave para compreende-lo e cura-lo. Partiu da premissa "Viver consiste em reduzir continuamente o mundo ao seu corpo, a partir do simbólico que ele encarna" (BRETON apud BRETON, 2016, p.7), e de pensar este valor simbólico como um possível instrumento para a se pensar a espiritualidade, tanto em um contexto histórico, quanto na sua vivência no momento presente, como um elemento de cura do indivíduo. Os questionamentos também atravessaram a temática da concepção moderna de corpo ocidental, pautada na individualidade (inclusive enquanto estrutura social), dualismo, separação entre o homem e o mundo. "Ele implica o isolamento do sujeito em relação aos outros (...), em relação ao cosmo (as matérias-primas que compõem o corpo não têm qualquer correspondência em outra parte), e em relação a ele mesmo" (BRETON, 2016, p.8). Bem como seu entrelaçamento, também ocorrido no ocidente, nas últimas décadas, com as concepções de corpo orientais, especialmente com as provenientes do sistema do Yoga, surgido na Índia, conforme será abordado neste trabalho.
Presidente - 1814691 - MARIA LUCIA ABAURRE GNERRE
Interno - 1353258 - FABRICIO POSSEBON