Com a homologação da Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96, artigo 33, que diserta sobre o
Componente Curricular do Ensino Religioso no currículo escolar das escolas públicas do
Brasil, a formação de docentes para esta área tem gerado novas discussões acerca das práticas
pedagógicas destes profissionais. Foi com o objetivo de analisar a concepção do professor de
Ensino Religioso da Rede Municipal de João Pessoa sobre a formação continuada para este
componente que esta pesquisa foi realizada. Seu objetivo geral consiste tanto no estudo
teórico-documental referente ao ensino religioso e à formação dos seus docentes no contexto
brasileiro, quanto à realização de pesquisas que retratam a concepção destes professores sobre
a formação continuada. Para alcançar o objetivo geral da pesquisa foram propostos os
seguintes objetivos específicos: analisar em dados gerais a inserção do Ensino Religioso na
história da educação no Brasil; caracterizar o processo de formação continuada de professores
no Brasil no âmbito das políticas públicas; analisar, a partir das falas dos professores de
Ensino Religioso, as concepções sobre a formação continuada; identificar a perspectiva de
novos horizontes do professor de Ensino Religioso para as práticas pedagógicas. O objeto
desta pesquisa centra-se na concepção do docente de Ensino Religioso sobre a formação
continuada. Os capítulos que integram este trabalho, assim se apresentam: Introdução; O
Ensino Religioso no Contexto da Educação Brasileira; Ensino Religioso e Formação Docente;
Formação Continuada de Professores de Ensino Religioso: concepção do professor. A
metodologia utilizada privilegia a pesquisa qualitativa, em interlocução com a quantitativa,
sendo usados como instrumentos: a análise documental, a observação livre, a entrevista
semiestruturada e o memorial. Os dados coletados são interpretados à luz da Análise dos
Conteúdos. Os autores que deram sustentação teórica para esta investigação foram Junqueira
(2002, 2009, 2010), Caron (2007), Escarião (2013), Nóvoa (1992, 2002), Freire (1986, 1991,
1996, 1997), entre outros. A análise revelou que o professor de Ensino Religioso vem
construindo sua prática docente nos cursos de formações. A pesquisa também provocou
reflexões sobre o Componente Curricular na escola, oportunizando a continuidade deste
objeto de pesquisa.