PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: FRANCISCA ROSEANE FRANCO RIBEIRO DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA ROSEANE FRANCO RIBEIRO DE SOUSA
DATA: 06/11/2013
HORA: 14:00
LOCAL: CENTRO DE EDUCAÇÃO
TÍTULO: "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO: CONCEPÇÃO DO PROFESSOR"
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Religioso. Formação Docente. Concepção.
PÁGINAS: 219
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO:

 

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO: 
concepção do professor 

 

Com a homologação da Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96, artigo 33, que diserta sobre o

Componente Curricular do Ensino Religioso no currículo escolar das escolas públicas do

Brasil, a formação de docentes para esta área tem gerado novas discussões acerca das práticas

pedagógicas destes profissionais. Foi com o objetivo de analisar a concepção do professor de

Ensino Religioso da Rede Municipal de João Pessoa sobre a formação continuada para este

componente que esta pesquisa foi realizada. Seu objetivo geral consiste tanto no estudo

teórico-documental referente ao ensino religioso e à formação dos seus docentes no contexto

brasileiro, quanto à realização de pesquisas que retratam a concepção destes professores sobre

a formação continuada.  Para alcançar o objetivo geral da pesquisa foram propostos os

seguintes objetivos específicos: analisar em dados gerais a inserção do Ensino Religioso na

história da educação no Brasil; caracterizar o processo de formação continuada de professores

no Brasil no âmbito das políticas públicas; analisar, a partir das falas dos professores de

Ensino Religioso, as concepções sobre a formação continuada; identificar a perspectiva de

novos horizontes do professor de Ensino Religioso para as práticas pedagógicas.   O objeto

desta pesquisa centra-se na concepção do docente de Ensino Religioso sobre a formação

continuada. Os capítulos que integram este trabalho, assim se apresentam: Introdução; O

Ensino Religioso no Contexto da Educação Brasileira; Ensino Religioso e Formação Docente;

Formação Continuada de Professores de Ensino Religioso: concepção do professor. A

metodologia utilizada privilegia a pesquisa qualitativa, em interlocução com a quantitativa,

sendo usados como instrumentos: a análise documental, a observação livre, a entrevista

semiestruturada e o memorial. Os dados coletados são interpretados à luz da Análise dos

Conteúdos. Os autores que deram sustentação teórica para esta investigação foram Junqueira

(2002, 2009, 2010), Caron (2007), Escarião (2013), Nóvoa (1992, 2002), Freire (1986, 1991,

1996, 1997), entre outros. A análise revelou que o professor de Ensino Religioso vem

construindo sua prática docente nos cursos de formações. A pesquisa também provocou

reflexões sobre o Componente Curricular na escola, oportunizando a continuidade deste

objeto de pesquisa. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338313 - GLORIA DAS NEVES DUTRA ESCARIAO
Interno - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Externo ao Programa - 338288 - ELISA PEREIRA GONSALVES

Notícia cadastrada em: 27/10/2013 14:00