PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO BERNARDINO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAO BERNARDINO DA SILVA
DATA: 11/12/2014
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO: Relação entre espiritualidade, saúde e cuidado: concepções de estudantes da área da saúde
PALAVRAS-CHAVES: Espiritualidade; Cuidado; Saúde
RESUMO: A presente pesquisa teve como objetivo, a investigação acerca das relações entre espiritualidade, saúde e cuidado nas concepções de estudantes da área da saúde. Participaram 60 estudantes do 6º ao 9º períodos, dos cursos de graduação de Medicina e de Enfermagem, oferecidos por uma universidade pública da cidade de João Pessoa (PB). O objeto de estudo é a concepção de estudantes dos cursos de graduação de diferentes profissionais da área de saúde para o desempenho de diferentes funções, mas que têm em comum a prestação de cuidados profissionais. Embora a natureza e as características dos cuidados prestados por enfermeiros e médicos sejam diferentes eles partilham a prática do cuidar de seres humanos. Além de questões sócio demográficas, os participantes responderam a questões, como: (1) o entendimento sobre espiritualidade, (2) a importância da espiritualidade em sua vida (3) as relações entre espiritualidade e cuidado e (4) importância de considerar a espiritualidade do paciente em seu processo saúde-doença. Por meio de análise de conteúdo pôde-se constatar que os estudantes representam a espiritualidade por meio de categorias. No que se refere à concepção do discente sobre a relação espiritualidade e cuidado na assistência e a importância de considerar a espiritualidade do paciente no processo saúde doença, os respondentes enfatizam a espiritualidade como a manifestação de questionamentos existenciais relativos “à religiosidade, existência de Deus, fé, destino, transcendência, significado do sofrimento, da dor e da morte”, sentimentos expressados pela pessoa ao perceber sua vida ameaçada. Concluiu-se que os estudantes tanto representam a espiritualidade no contexto da saúde por meio de suas próprias concepções religiosas, quanto ancorados em significados acadêmicos e científicos.
Presidente - 1300178 - THIAGO ANTONIO AVELLAR DE AQUINO
Interno - 330354 - BERTA LUCIA PINHEIRO KLUPPEL