PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: ALDENIR TEOTONIO CLAUDIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALDENIR TEOTONIO CLAUDIO
DATA: 11/12/2015
HORA: 09:00
LOCAL: PPGCR
TÍTULO: ENSINO RELIGIOSO: ESTUDO SOBRE PROPOSTA CURRICULAR COM BASE NO FONAPER E BNCC
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Religioso - Diversidade Religiosa - PCNER - BNCC
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO: Um dos fundamentos para a realização deste trabalho surgiu a partir da minha inquietação enquanto professora de Ensino Religioso, atuando desde a implantação da disciplina, no Município de João Pessoa em 2006, percebo a dificuldade que é ministrar a disciplina e compartilho com os demais professores tais limitações, uma vez que a disciplina é obrigatória para escola e facultativa para o educando, de acordo com o artigo 33 da LDB de 1996. Desenvolveremos neste trabalho, uma metodologia com a abordagem qualitativa e descritiva através de pesquisas bibliográficas em livros, artigos científicos, revistas, PCNER e da LDB, com isso recorro as minhas memórias pedagógicas e metodológicas caracterizando historicamente toda vivência ao longo desses anos nesse componente curricular, apresentamos no capítulo I o Histórico da Religião no Brasil como ensino confessional e seu desenvolvimento ao longo de sua trajetória dentro de um contexto Laíco não proselitista, adentramos no Capítulo II demo do geral sobre a Educação e a Religião esse entrelaço político educacional realizando um recorte do currículo do Ensino religioso trabalhado e o material desenvolvido atualmente e o Capitulo III é a construção da Utopia de uma grade de conteúdos unificados como qualquer outra disciplina. Nesta construção perceberemos no desenvolver dos capítulos que Ensino Religioso é um marco estruturado de leitura e interpretação da realidade, essencial para garantir a possibilidade de participação do cidadão na sociedade de forma autônoma, para tal possui uma linguagem própria, favorecendo a compreensão do fenômeno religioso, enfrentar situações em seu cotidiano valorizando o pluralismo e a diversidade cultural e religiosa, presente na sociedade Brasileira, na sala de aula e no cotidiano, facilitando a compreensão daqueles que acreditam em um Transcendente no âmbito geral das diferentes culturas e manifestações socioculturais e daqueles que não acreditam ou que não possuem nenhum credo religioso.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Interno - 338313 - GLORIA DAS NEVES DUTRA ESCARIAO
Externo ao Programa - 338288 - ELISA PEREIRA GONSALVES

Notícia cadastrada em: 17/11/2015 14:15